Fundação

Os Fundadores

Toda a gente sabe que não existem Associações se não houver Clubes, pelo que esta Associação só aparece após terem sido fundados os Clubes: Fayal Sport Club, Angústias Atlético Clube e Sporting Club da Horta.
Contrariamente ao que hoje acontece, em que a Ilha do Faial só tem uma equipa na Série Açores, a cidade da Horta era a "cidade açoriana do desporto por Excelência".

Para justificar tal epíteto e aproveitando-se da presença dos ingleses e do entusiasmo dum grupo de estudantes do Liceu da Horta fundou-se o Fayal Sport Club, em 2 de Fevereiro de 1909, sendo o seu 1.º Presidente da Direcção, senhor Manuel Tânger.

Como não havia outro Clube na Ilha do Faial, foram realizados jogos com equipas formadas com jogadores estrangeiros das companhias de cabos submarinos, com destaque para o British Football Club.

Os jogos, apesar de muito participados eram amigáveis, pois não havia nenhuma estrutura organizativa.
O interesse pela modalidade foi tão grande que em 1913 o Fayal S.C. deslocou-se a Ponta Delgada, tendo ganho o torneio ali realizado.

Só passados cerca de 14 anos surge mais um clube na Horta, o Angústias Atlético Clube, no dia 6 de Janeiro de 1923, sendo o seu 1.º Presidente o senhor Manuel Stattmiller de Saldanha e Albuquerque.

Sublime-se que a vinda à Horta, em Junho de 1922, a convite do Fayal S.C., o Casa Pia, Vice-Campeão de Lisboa e não de Portugal, no qual jogava o célebre Cândido de Oliveira. O mesmo acontecerá com o Sporting Club da Horta, que é fundado em 28 de Maio desse mesmo ano, sendo o seu primeiro presidente o senhor Domingos Homem Garcia.

É a partir de então que está lançada a semente para se criar uma Associação de Futebol.
Em Janeiro de 1924, o British Football Club propôs "a constituição de uma Associação " para vigorar quase de imediato, enquanto o Fayal S.C. achava que tal formação só devia ter lugar na época seguinte.

Lamentavelmente os três Clubes desentenderam-se e a fundação desta Associação foi protelada. Em 1928 há contactos entre os Clubes açorianos para organizar-se o Campeonato Açoriano.

Os três Clubes existentes no Faial, reuniram-se em 21 de Outubro de 1930, no Grémio Literário Artista Fayalense, sito no Largo do Bispo, representados, respectivamente, por:

Fayal Sport Club - António de Sousa Ramos Jr.
Angústias Atlético Clube - Jaime Maria Soares de Melo
Sporting Club da horta - Manuel d'Azevedo Castro Neves

De tal reunião se fez a Acta que se reproduz abaixo.

Estava criada a Associação de Futebol da Horta.