Este sábado, a mais pequena ilha dos Açores vê arrancar o seu Campeonato de Seniores em futsal. São três as equipas que disputam esta prova, todas elas do único clube da ilha filiado na Associação de Futebol da Horta (AFH): o Clube Desportivo Escolar do Corvo.

A 1.ª jornada conta com um embate entre o CDE Corvo C e o CDE Corvo B às 18:00, estando previstos os restantes jogos para todos sábados, exceto o sábado que antecede o domingo de Páscoa. A jornada final disputa-se a 27 de abril, com o duelo CDE Corvo C x CDE Corvo A.

            A equipa corvina que se sagre campeã garante lugar no Apuramento de Campeão AFH, a disputar de 3 a 5 de maio na ilha Pico. Esta que é a derradeira fase de consagração da melhor equipa de seniores em futsal masculino no universo AFH contará, além do campeão do Corvo, com os vencedores das Flores e do Pico.

            O campeão AFH assegura a promoção ao Campeonato Nacional da II Divisão, Série Açores.

           

               Clube Desportivo Escola do Corvo, o fruto da ilha

            O CDE do Corvo é filiado da AFH desde o ano de 2014. Esta data consta da história da nossa associação como aquela em que chegámos não só à ilha mais pequena do arquipélago como à quarta ilha de nossa jurisdição. Desengane-se quem ache que o percurso foi fácil.

            O clube primogénito do Corvo e a prática federada resultou de um esforço combinado por parte da associação, do CDE Corvo, do Governo Regional, dos deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e do município corvino. 

No parlamento regional houve uma proposta de alteração ao decreto legislativo regional que regula o Apoio ao Associativismo Desportivo que permitiu a participação do clube em provas regionais e em fases de Apuramento a Campeão sem sofrer penalizações. Foi então criado um Regime de Exceção, por um período de cinco anos, quer permitiu ao clube aceder à totalidade de apoios mesmo não cumprindo à partida com o número de jogadores formados no clube que é exigido por lei. 

Tendo em consideração ser um clube recente, e como grande prova da vontade do todo regional para que a ilha do Corvo pudesse competir e ter atividade em igualdade de oportunidade, foi então aprovado na ALRAA o Regime de Exceção que trouxe para a alta roda do panorama desportivo regional o CDE Corvo. 

            Eduardo Pereira, presidente da direção da AFH, é um homem "orgulhoso" por ter visto chegar ao Corvo a pratica federada e pela associação ser parte relevante para que tal acontecesse. O presidente salienta ainda o facto do Corvo ser a região do país "com maior índice de atividade federada, tendo chegado a ter 80 atletas numa população de cerca de 400 habitantes. Apesar do ligeiro decréscimo do número de praticantes na presente época Eduardo Pereira está confiante que "na próxima época será atingido um maior número de praticantes"