O tão almejado desiderato da Associação de Futebol da Horta (AFH) de realizar uma Gala por altura do aniversário vai finalmente acontecer! A 1ª Gala está marcada para este sábado, dia 02, na ilha do Pico, no âmbito dos 89 Anos de existência deste organismo desportivo, representativo dos clubes que se situam em 4 ilhas açorianas: Faial, Pico, Flores e Corvo.

Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AHF – em funções há 6 anos – explica que o principal entrave à realização da Gala AFHorta “esteve sempre relacionado com as despesas associadas às deslocações dos dirigentes dos clubes para o local do evento”. “No entanto – sublinha – decidimos avançar este ano por considerarmos que é uma despesa que se justifica. É muito importante homenagear todos aqueles que se evidenciaram nas mais diversas áreas do desporto. Todos os agentes desportivos, desde ao jogador, que é o principal, passando pelos treinadores, árbitros, dirigentes, meninos e meninas que praticam futebol e entidades parceiras, que fazem com que esta paixão pelo futebol seja uma realidade em contínua evolução, merecem ser destacados. Penso que esta distinção é, também, uma questão de justiça, sendo certo que a Gala AFHorta – 89º Aniversário constitui um excelente veículo de divulgação daquilo que representa esta instituição.

Na minha opinião, esta Gala é fundamental para homenagear os agentes desportivos de hoje e de ontem. Há muitas pessoas de grande valor que se destacaram ao longo dos anos e que nunca foram devidamente homenageadas. Por isso, as Galas são momentos cruciais para fazermos essa homenagem. E estas pessoas representam um exemplo, que deve ser olhado com respeito e orgulho pelos pares dos galardoados, vivendo e sentindo o significado desta distinção”.

 

“Gostaríamos muito de realizar a Gala em todas as ilhas de abrangência da AFH”

 

“Sendo as ilhas Faial e Pico aquelas que têm um maior número de homenageados, optámos por fazer este ano a Gala no Pico, estando já decidido que em 2020 será no Faial, ano em que a AFH comemora 90 anos. O facto de o Auditório da Madalena também estar disponível e de ser um espaço novo e com grande qualidade, pesou igualmente nesta decisão”, assinala o mais alto responsável pela Associação de Futebol da Horta.

Relativamente à continuidade deste evento, Eduardo Pereira garante que, enquanto presidir aos destinos da AFH – encontra-se a meio do segundo mandato de 4 anos, cessando funções em Março de 2021 – a Gala será uma realidade todos os anos. Porém, esta Direcção entende que “a Gala se deve manter indeterminadamente. Naturalmente que a continuidade após 2021 é uma decisão que passará pelo elenco directivo da altura, tendo os Sócios uma palavra importante a dizer”.

Já no que concerne à rotatividade da Gala, o Presidente da AFH nota que isso “terá muito a ver com os custos envolvidos”. E prossegue: “Gostaríamos muito de fazer esta iniciativa em todas as ilhas de abrangência da Associação mas no Corvo implica uma logística complicada. Se for só com verbas próprias, é algo impensável mas se houver um apoio extraordinário, é possível. Nas Flores, é difícil mas não impossível.

Naturalmente que foi com muito agrado que as pessoas do Pico e o próprio Município da Madalena acolheram esta ideia e tenho de realçar que mesmo sendo no Pico não significa que tenha de ser sempre na Madalena, podendo rodar pelas Lajes e São Roque.  

Aproveito esta oportunidade para convidar todos os amigos do futebol que têm uma paixão por esta modalidade, para que participem na Gala, que é aberta ao público a partir das 19h45. Lembro que quem quiser ir até ao Pico tem a vida facilitada pelo facto de haver uma viagem que sai da Madalena pelas 23h30 de sábado, com destino à Horta”. 

 

Cristina Silveira