O faialense Vítor Manuel Soares foi eleito esta quinta-feira, dia 13, Delegado Efectivo Representante dos Jogadores Amadores da Associação de Futebol da Horta (AFH). Recorde-se que este é o segundo mandato do novo Delegado, cada um com a duração de 4 anos, em consonância com o Ciclo Olímpico e os Estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Como Delegado Suplente, foi eleito José Manuel Amaral.

A eleição, que decorreu entre as 09 e as 12h30 e as 14 e as 19 horas, na Secretaria da AFH, processou-se de acordo com o Regulamento Eleitoral da FPF e com o Comunicado Oficial nº 47 desta Associação. Em termos de votantes, o acto eleitoral esteve aberto a todos os jogadores maiores de 18 anos, devidamente inscritos na Associação de Futebol da Horta.

Em declarações ao Departamento de Comunicação e Marketing da AFH, Vítor Soares explica que se candidatou “por gosto” e por entender que “a Associação deve fazer representar-se”. E destaca: “Como eu estou por dentro do Futebol da AFH, considero que posso ser uma mais-valia.

O Futebol é a minha segunda actividade e além disso a AFH teve a possibilidade de, no último mandato, eleger um Delegado, porque este processo normalmente é feito de forma rotativa e estas oportunidades nem sempre surgem. Se a Associação de Futebol da Horta não candidatasse nem elegesse alguém, o respectivo Representante dos Jogadores Amadores iria para outras associações. Defendo que é necessário aproveitar estas oportunidades, pois, o Futebol gera muitas paixões e as pessoas têm de aparecer, porque se não fazem representar-se dá a ideia de que não têm interesse e nós somos a mais pequena Associação do país, sendo fundamental que estejamos representados”.

Questionado sobre o acréscimo de afazeres resultante desta eleição, Vítor Soares responde que “é um gosto que não dá muito trabalho”. “O único inconveniente – sublinha – são as deslocações”. E prossegue: “Em termos de trabalho, as pessoas desconhecem, mas o que é facto é que a Federação tabalha relativamente bem em tudo o que se trata de Assembleias-Gerais, uma vez que os documentos já vêm preparados e instruídos. É claro que às vezes há pareceres e sugestões a dar, mas a Federação, neste caso, faz um bom trabalho”.

E no que concerne à restante equipa, revela: “Já nos conhecemos praticamente todos. Somos perto de 70 Delegados mais os representantes das Associações, o que significa que a Assembleia é formada por 84 elementos. Obviamente que os encontros que temos destinam-se às Assembleias-Gerais e não possibilitam grandes contactos mas permitem, dentro do possível, encontrarmo-nos, discutir ideias e é interessante. Dá visibilidade a esta gente e a este desporto, o que é importante”.

 

Cristina Silveira