Sinto alegria, satisfação e vaidade”. É esta a reacção de Luís Janeiro Aço, o Presidente da Direcção do Clube Desportivo de São João do Pico (CDSJ), pelo facto de o clube – filiado na Associação de Futebol da Horta (AFH) – ter sido distinguido com a Bandeira da Ética Desportiva.

A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido a clubes, escolas, projectos ou qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Pretende-se, igualmente através deste projecto, implementar um processo que identifique e promova boas práticas, garantindo ao mesmo tempo uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes.

A cerimónia do Hastear da Bandeira da Ética no Clube Desportivo de São João do Pico decorreu ao fim da tarde desta quinta-feira, 01 de Outubro, tendo contado com a presença do Director Regional do Desporto, António Gomes; de um Representante da Ética nos Açores, Euclides Carquejo; do Presidente da Direcção da AFH, Eduardo Pereira; do Presidente do Conselho Executivo da Escola das Lajes; Rafael Pereira; do Coordenador do Desporto na Ilha do Pico, António Carlos Maciel; da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal das Lajes, Isabel Nunes; da Presidente da Junta de Freguesia de São João, Ângela Alvernaz, e de alguns elementos da Direcção do Clube distinguido, bem como dos Treinadores.

 

“Espero que outros clubes sigam o exemplo do São João”

 

Na sua intervenção, o Presidente da AFH felicitou, “orgulhosamente”, este filiado da Associação de Futebol da Horta pelo desiderato alcançado bem como pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do Futsal na ilha montanha e no seio da AFHorta, “formando homens e mulheres com valores éticos e desportivos, fomentando a solidariedade, a justiça, a lealdade, o ‘fairplay’, o respeito e a não discriminação”. O mais alto Responsável pelo organismo que tutela o Futebol e o Futsal no Faial, Pico, Flores e Corvo, destacou o facto de, na época passada, o CDSJ ter alcançado a Certificação, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), como entidade formadora com 2 estrelas, “atingindo muito boa pontuação e posicionando-se no top 3 dos Açores”.


Eduardo Pereira (o quarto na fotografia da esquerda para a direita), congratulou-se com o “excelente” trabalho do Clube Desportivo de São João do Pico, que tem como Presidente, Luís Janeiro Aço (o terceiro na fotografia, pela mesmo ordem)


Eduardo Pereira rematou salientando que “é uma enorme satisfação para a AFH poder contar com um filiado como o São João, também agora distinguido com a Bandeira da Ética Desportiva”, afirmando a sua convicção de que “outros clubes da Associação de Futebol da Horta seguirão este bonito exemplo”.

A Vereadora camarária com o pelouro do Desporto no município das Lajes, enfatizou, também na qualidade de mãe, a importância que o Clube Desportivo de São João do Pico tem na educação dos mais novos, sublinhando o quanto o seu filho tem aprendido nesta colectividade.

 

Uma conquista dedicada a todos os pais e encarregados de educação

 

Luís Aço realça que o galardão agora atribuído constitui “um enorme motivo de orgulho para o Clube Desportivo de São João, que conta, apenas, com 11 anos e 8 meses de existência” – fundado a 18/02/2009 – frisando que “esta é a primeira Bandeira da Ética do Desporto entregue nos Açores a um clube de Futsal”.

Na preparação da candidatura submetida ao processo de atribuição da Bandeira da Ética, este Dirigente assinala colaboração dada por Miguel Tente, Coordenador e Treinador de Futsal do CDSJ, ao longo de vários meses, tendo mesmo trabalhado nas suas férias, bem como por Rute Aço, Directora e Treinadora deste Clube.

E falando sobre o que de concreto o São João fez e faz para receber esta distinção, Luís Aço evidencia o trabalho desenvolvido com os jogadores, começando pelo Projecto da Braçadeira de Valores, no escalão de Infantis. “Todos os fins-de-semana entregamos a braçadeira de capitão de equipa a um jogador diferente, que fica com a responsabilidade de promover os valores éticos perante os seus colegas”, explica o Presidente da Direcção.

O projecto relacionado com os Cagarros também integra o conjunto das actividades a desenvolver no âmbito da Ética ambiental. Dois atletas do São João fazem parte do Grupo SOS Cagarro, que tem como objectivo salvar cagarros, “o que revela a preocupação e o interesse dos mais novos pelo bem-estar das aves e, consequentemente, pelo ambiente de que fazem parte integrante”.

Outra questão que faz o CDSJ marcar pontos são os jogos que proporciona entre pais e filhos, “promovendo o desporto, hábitos de vida saudáveis e o contacto inter-gerações”.

Luís Janeiro Aço sustenta que “tudo o que é feito diariamente pretende ajudar o atleta, no meio desportivo, escolar, familiar e na assistência médica”. E acentua: “Acompanhamos sempre os nossos atletas, tentando ajudar nas áreas mais carenciadas. Gostamos de saber se o ambiente familiar é bom, se há necessidades alimentares ou outras, se é preciso acompanhamento escolar, médico, etc. Neste sentido, há 3 anos tínhamos um treinador que era psicólogo, pois temos de ver o atleta no seu todo e não apenas como jogador. Estamos a formar homens e mulheres que serão os cidadãos de amanhã e quanto mais bem preparados estiverem, melhor para todos nós”.

Dando prosseguimento a este conjunto de boas práticas, o Clube Desportivo de São João alberga, ainda, um espaço de Actividades de Tempos Livres (ATL) em que a professora Ângela Alvernaz – que é também a Presidente da Junta de Freguesia de São João – é a responsável por este espaço, “onde os meninos são apoiados na realização dos trabalhos de casa ou esclarecimento de dúvidas, o que representa uma grande ajuda para os pais que, quando vêm buscá-los, já sabem que a parte escolar está resolvida”. 

O Presidente do CDSJ reaviva “o vasto património” alcançado por esta “casa”, ressaltando o facto de o São João ser uma Instituição de Utilidade Pública (IUP); de a Escola de Futsal ter sido certificada com 2 estrelas e agora a atribuição da Bandeira da Ética.

Em nome da colectividade a que preside, Luís Janeiro Aço dedica esta última conquista a todos os pais e encarregados de educação dos atletas do Clube Desportivo de São João do Pico, por confiarem a formação desportiva e pessoal dos seus filhos a esta agremiação.

Quando questionado sobre o que mais espera atingir, este Dirigente responde: “Queremos manter tudo o que temos e trabalhar sempre para melhorar. A Bandeira da Ética é válida por 2 anos e quanto ao Processo de Certificação, vamos lutar para alcançar as 3 estrelas como Escola de Formação de Futsal”.


Bandeira da Ética Desportiva



A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto.

A implementação e operacionalização da Bandeira da Ética compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), mediante a criação de uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização. Na sua concepção, contou com o apoio da Universidade dos Valores.

O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos seguintes pressupostos:

·  Construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto;

· Uma concepção compatível e aplicável a todas as modalidades desportivas;

·  Uma metodologia que garanta processos justos, transparentes e de auto-gestão;

·  A capacidade de gerar reconhecimento para iniciativas desportivas que apostam na temática da ética e valores no desporto.


A importância do desporto

 

- O desporto deve ser visto como uma potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos.

- O potencial educativo e ético do desporto enquanto escola de vida é infindável.

- A actividade desportiva deve ser desenvolvida em observância pelos princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes.

- A Ética Desportiva promove um desporto assente em valores e baseado no ‘fairplay’, num desporto justo, leal, “limpo” e respeitador, combatendo as problemáticas associadas (‘doping’, corrupção, violência, discriminação, etc.).

 

Fotografias de: Paulo Brinca (Câmara Municipal das Lajes)

 


Cristina Silveira