Mesmo com máscaras e distanciamento, a Gala AFHorta - 90º Aniversário, foi uma realidade – este sábado, dia 24 – porque tratando-se de uma data marcante a mesma tinha de ser comemorada. E assim aconteceu, com brilho, intervenções, distinções, homenagens, troca de lembranças, emoção e saudade.

Depois de um almoço-convívio no Restaurante “Barão Palace”, com várias dezenas de convidados, em que foram cantados os parabéns à velhinha Associação de Futebol da Horta, tendo os antigos presidentes da Direcção, Rafael Melo Luís e José Rodrigues Soares Machado, sido convidados a apagar as velas deste número emblemático, a festa prosseguiu no Teatro Faialense.



José Couceiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em representação do Presidente, Fernando Gomes; Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro; José Leonardo Goulart Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta; e Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta


Foi com satisfação que Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH, pôde contar com a presença de Dirigentes de Clubes, Atletas e Árbitros das quatro ilhas de abrangência deste organismo – Faial, Pico, Flores e Corvo – mas, também, com convidados vindos do Continente português, como foi o caso do Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Couceiro, em representação do Presidente, Fernando Gomes; e do Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves. Em termos de convidados, destaque, ainda, para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Goulart Silva; o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro; além dos Presidentes das Associações de Futebol de Angra do Heroísmo, Maurício Toledo, e de Ponta Delgada, Robert DaCâmara; Sócios de Mérito e Sócios Honorários; os Presidentes das Juntas de Freguesia do Faial; os Presidentes da Assembleia-Geral, do Conselho de Disciplina e do Conselho de Arbitragem da AFH; elementos dos Órgão Sociais da Associação e Colaboradores; alguns deputados regionais; Patrocinadores Oficiais da Associação de Futebol da Horta, a representante do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel da Arriaga (ESMA) da Horta e o representante da Polícia de Segurança Pública (PSP).

 

Rui Rodrigues, o apresentador da Gala AFHorta - 90º Aniversário

 

No decorrer desta Gala – apresentada por Rui Rodrigues – foram entregues 46 Troféus relativos à Época de 2019/2020. Foram seleccionadas 12 Categorias, sendo 26 Troféus Individuais e 26 Troféus Colectivos, visando distinguir Jogadores, Treinadores, Árbitros, Clubes, Entidades, Personalidades e outros Agentes Desportivos destas quatro parcelas açóricas.

Recorde-se que esta foi a segunda Gala realizada até agora. A primeira aconteceu em 2019, na ilha do Pico, pretendendo-se que este evento – um desiderato antigo de Eduardo Pereira – se concretize anualmente mas forma descentralizada, com o intuito de contemplar todas as ilhas de jurisdição da Associação de Futebol da Horta.

 

Passado e futuro

 

A primeira intervenção da tarde – o programa da Gala teve em conta o horário de regresso da comitiva do Pico – coube a Eduardo Pereira, que falou de improviso, embora com uma mensagem bem assimilada e focada. Depois de ter agradecido a presença dos presentes, manifestou a sua “enorme satisfação” por todos estarem ali a comemorar o 90º Aniversário da AFH, uma data que por si só, pela importância que assume, merecia ser assinalada em clima festivo e são de convívio, com aqueles que são a razão de ser deste organismo: os de ontem, que tudo deram e que têm vindo a ser homenageados, lembrados e valorizados; e com os de hoje, que continuam a dar o seu melhor e a honrar esse legado para que possa haver amanhã.

“Este não é o momento que desejávamos”, notou o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta que prosseguiu, lembrando: “Em 2019 tivemos uma Gala talvez mais gloriosa, porque contámos com muito mais pessoas e a verdade é que gostaríamos de ter hoje aqui, nos 90 Anos, todos aqueles troféus e categorias que tivemos no ano passado, mas a pandemia pregou-nos esta partida, fazendo com que a época passada tenha sido abruptamente interrompida no mês de Março. Como tal, só ficámos com quatro campeões, pelo que não nos foi possível desenvolver o programa que pretendíamos, premiando todos aqueles que mereceriam”.



Eduardo Pereira, Presidente da AFH: “O projecto da Academia é um desafio que foi lançado pela FPF e que a Associação de Futebol da Horta abraçou desde a primeira hora, por gosto e por grande necessidade”  

 

“Nesta Gala vamos homenagear figuras do passado, Sócios de Mérito, pessoas que muito fizeram pela AFH e pelos Clubes desta Associação”, antecipou o mais alto Responsável pelos destinos do organismo aniversariante, que frisou: “Naturalmente que muitos outros poderiam ser homenageados, mas certamente que mais oportunidades surgirão para isso. Ao mesmo tempo que agradecemos e homenageamos todos os que nos antecederam e fizeram a história dos Clubes das quatro ilhas que compõem a AFH, também perspectivamos o futuro, com esperança em dias melhores”.

 

“No actual quadro pandémico, a AFH está numa Região com a vida muito mais facilitada do que as associações do Continente”

 

Eduardo Pereira chamou a atenção para o facto de a AFH ser “uma associação pequenina no todo nacional” – a mais pequena de todas – que não dispõe de infraestruturas capazes, atravessando dificuldades também em termos de espaço para as suas selecções. “Os treinos são sempre em horas tardias, o que prejudica bastante os jogadores, que, por isso, jantam tardiamente e se deitam ainda mais tarde”, lamentou.

 


Os Directores que integram a equipa de Eduardo Pereira

Da esquerda para a direita: Arlindo Silva, Luís Rosa, Nelson Sousa, Susana Garcia, Eduardo Pereira, Carlos Neves, José Silva e Luís Paulo Furtado

 

Neste cenário, “é uma grande ambição da AFH construir a sua sede e desenvolver o projecto da Academia”, onde se inclui um Centro de Estágio, com alojamento para os atletas. “O projecto da Academia é um desafio que foi lançado pela Federação Portuguesa de Futebol e que a Associação de Futebol da Horta abraçou desde a primeira hora, por gosto e por grande necessidade”.  

Na concretização destas infraestruturas, a AFH conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e a edilidade faialense como parceira, que já se disponibilizou a colaborar. Há, igualmente, o compromisso do Governo Regional em apoiar este projecto de âmbito regional, “grandioso para a Associação de Futebol da Horta”.

“Tratando-se de um ano atípico, a FPF lançou uma linha de crédito com algum apoio a fundo perdido que nós estamos a usar para apoiar os nossos Clubes, os quais durante o período estival não tiveram oportunidade de angariar receitas. Esperamos que este seja um tempo curto e que no final desta época possamos estar mais fortes”, salientou este Dirigente, que pediu a todos os Clubes para que continuem a trabalhar, garantindo que a AFH vai estar sempre presente com a sua colaboração.

E uma parte da esperança de Eduardo Pereira reside no facto de, “no actual quadro pandémico, a AFH se encontrar numa Região que está com a vida muito mais facilitada do que no Continente”. E explicou: “No país, as três Associações de Futebol dos Açores são as únicas que conseguem desenvolver o Futebol ao nível da formação; todas as outras só têm em termos de seniores. Isto por si só é uma sorte para os nossos jovens e para as nossas crianças, porque eles realmente precisam mais do que ninguém de jogar pela sua saúde, pela sua educação e prática desportiva”.

 


Nuno Dart, Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da AFH; Luciano Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol; Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH; Marco Silva, Presidente do Conselho de Arbitragem da AFH; Luís Borges, membro do Conselho de Arbitragem da AFH; e Hélio Duarte, Árbitro e Observador, galardoado nesta Gala

 

“A AFH terá sempre o apoio da Federação e da sua Direcção Técnica, porque é um apoio merecido”

 

“Inicio esta minha pequena intervenção dando os parabéns em nome do Sr. Presidente da Federação, da sua Direcção e em meu nome pessoal à Associação de Futebol da Horta na pessoa do seu Presidente, meu caro amigo Eduardo Pereira, por estes 90 anos, uma data muito bonita e que marca o arranque de novos projectos, havendo uma necessidade grande de que esses projectos sejam implementados”. Foram estas as primeiras palavras do Vice-Presidente da FPF, José Couceiro, que vincou: “Vivemos um momento difícil com esta pandemia, que nos veio afectar mais numas regiões do que noutras, mas é uma pandemia global, um inimigo invisível, que atinge o mundo em geral e trouxe as dificuldades que todos bem conhecemos”.

 


José Couceiro: “Desejo outros 90 anos e que nos próximos aniversários possamos estar aqui a comemorar a grande história que será a Academia da AFH!”


Na sua intervenção, o Vice-Presidente do organismo que tutela ao mais alto nível o Futebol em Portugal, realçou que o deixa “orgulhoso” o trabalho da AFH, de que é exemplo “o desenvolvimento do Processo de Certificação das entidades formadoras que na época de 2018/2019 para a de 2019/2020 sofreu uma evolução, o que nos apraz registar”. E destacou: “É apostando na formação de todos os agentes desportivos e não apenas na formação exclusiva de jogadores, que chegamos lá.  Temos de perceber que é importante o núcleo familiar, que é importante a escola, mas é igualmente importante o desporto, não invertendo as prioridades em jovens de tenra idade. É fundamental criarmos condições para podermos formar com mais qualidade todos estes agentes. Mas para formar é imprescindível a existência de infraestruturas que comportem essa capacidade formativa. Temos, claramente, de apostar nas pessoas, na sua formação, na sua qualidade, no seu crescimento e no seu desenvolvimento, pois só assim conseguiremos ser melhores e mais capazes. Não se trata de vencer precocemente, mas, sim, de termos algo que seja sustentável e que consiga, de facto, criar condições no sentido de termos melhores árbitros, melhores dirigentes, melhores treinadores, melhores agentes desportivos, no fundo termos uma melhor sociedade. E este desafio que a Federação lançou às suas associações é um desafio lógico. Gostei particularmente de ouvir aqui há pouco o Sr. Presidente da AFH comunicar o entendimento que existe entre o poder municipal e o regional relativamente a estes projectos. Faço votos muito sinceros, e o Presidente Eduardo Pereira sabe que da parte da Federação faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, para que se consiga concretizar este objectivo, porque tal como tenho defendido muitas vezes, nós não sabemos onde está o talento. O talento está por todo o país. A Federação Portuguesa de Futebol tem por princípio e por missão criar condições proporcionadoras de oportunidades a esses jovens para que eles consigam atingir níveis superiores. E se puderem atingir níveis de excelência, fantástico! A Associação de Futebol da Horta terá sempre o apoio da Federação e da sua Direcção Técnica porque é um apoio merecido para todos os que trabalham no terreno, que são, digamos assim, o nosso braço armado no terreno. Queremos, em conjunto, alcançar aqueles que são os nossos objectivos de base de uma Federação desportiva, que tem Utilidade Pública, que tem princípios e Responsabilidade Social.

Sr. Presidente Eduardo Pereira: os meus parabéns pelo 90º Aniversário da instituição que dirige! Desejo outros 90 anos e que nos próximos aniversários possamos estar aqui a comemorar a grande história que será a Academia da Associação de Futebol da Horta!”

 

“Devo muito ao Futebol onde aprendi, essencialmente, que ninguém consegue nada sozinho”

 

José Leonardo Silva, Presidente da edilidade faialense, saudou todos os presentes mas de forma especial os locais e dentro destes as “velhas glórias” do Futebol Faialense, em espírito saudosista. “Durante esta comemoração, tive o grato prazer de conversar com alguns antigos jogadores e assim também recordar o tempo em que estive ligado ao Futebol, modalidade que representa algo de bom para todos nós, conseguindo tirar ilações positivas para as nossas vidas”.

O autarca faialense agradeceu o convite e referiu que o facto de esta Gala ter como cenário o Teatro Faialense é a prova de que, “mesmo em tempo de pandemia, é possível realizarmos eventos – respeitando as regras – e assim cumprir a nossa missão, prosseguindo com a vida o mais normal possível”.

“Nestes 90 anos da AFH gostaria de fazer uma referência a todos os que iniciaram este projecto há várias décadas, enaltecendo os que deram os primeiros passos, quase sempre os mais difíceis. Foram esses pioneiros que deram o pontapé de saída na vida da AFH, uma instituição grande, que está relacionada com o desporto, mas, também, com toda a temática social. E no âmbito desportivo recordo que há um ano recebemos um projecto de grande relevância, que foi o Futebol de Rua, onde, por vezes, se encontram grandes talentos, pois tal como o Sr. Vice-Presidente da Federação afirmou, os talentos estão por todo o lado”.

 

José Leonardo Silva: “A AFH tem um papel decisivo na área da formação e como tal precisa de melhores condições para exercer as suas funções”

 

Falando da sua experiência pessoal, José Leonardo revelou: “Tenho de vos confessar que o Futebol me ensinou muita coisa! Devo muito ao Futebol onde aprendi, essencialmente, que ninguém consegue nada sozinho. Mesmo que alguém tenha o objectivo de deixar todos os outros para trás colocando-se no pedestal para ser o melhor e todos os outros menores, o Futebol ensinou-me ao contrário. Uma equipa e o seu líder, todos juntos, com vontade e confiança uns nos outros, vão chegar em frente.  Esta lição de não deixar ninguém para trás tem funcionado como um lema para mim. E é esse o sentido que devemos colocar na formação com vista a criarmos melhores seres humanos. O Futebol transmite valores que são fundamentais para a vida das pessoas.

A AFH tem um papel decisivo na área da formação e como tal precisa de melhores condições para exercer as suas funções. Por parte da Câmara Municipal existe essa disponibilidade em ser parceira neste grande projecto para a ilha do Faial e para todos os Clubes associados deste organismo. Esta obra exige o empenho da AFH, da Federação, do Governo e também da edilidade, a qual está disposta a apoiar, como aliás tem vindo a fazer com os protocolos de cooperação que anualmente são estabelecidos com as diferentes entidades da ilha, apoiando em tudo o que é possível.

Um bem-haja a todos os que passaram pela Associação de Futebol da Horta! Bom trabalho para os Clubes da Associação e para a própria AFH, para que consiga enfrentar todos estes grandes desafios no sentido de termos cada vez melhor Futebol e ainda mais importante do que isso, uma sociedade melhor e o Futebol ajuda muito! Estou aqui não pela obrigação que o cargo me impõe, mas por gosto pessoal, pois é sempre muito agradável poder falar com gente deste meio, o que acontece menos do que eu gostava por falta de tempo. Mas hoje foi particularmente bom estar com as nossas “velhas glórias”, as quais respiram Futebol!”

 

“Desejo que a AFH continue o bom trabalho que tem desenvolvido em prol (…)  do Futebol na nossa Região”

 


Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia: “(…) nota-se uma evolução desde os tempos em que eu era jogador até agora”

 

Por seu turno, Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, manifestou o seu gosto por participar nesta comemoração, felicitando, em nome do chefe do executivo açoriano, a AFH pelos seus 90 anos de existência e pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do Futebol e do Futsal nas ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. De seguida, o governante cumprimentou todos aqueles que se dedicam “à dinamização de uma das modalidades desportivas mais apaixonantes nas várias ilhas dos Açores: o Futebol”. E evidenciou: “Creio que o Futebol continua a ser uma actividade desportiva que ocupa um lugar central na atenção do público e que mais anima as conversas de café entre os amigos, em que por vezes são bastante acaloradas, como sabemos.

Considerado o “desporto-rei”, o Futebol é, sem dúvida, um fenómeno que memoriza toda a sociedade e inclui uma centralidade social e cultural devido à sua popularidade e universalidade.

O famoso escritor argelino Albert Camus afirmou que tudo quanto sabia com maior certeza sobre a moral e as obrigações dos homens devia ao Futebol. E aqui está patente a importância do desporto em geral e do Futebol em particular na nossa formação cívica enquanto cidadãos. O desporto incute valores fundamentais para toda a vida. A prática de desportos em equipa, sobretudo desde tenra idade, deve contribuir para a formação de carácter e para a aprendizagem do espírito desportivo, aquilo a que os ingleses chamam ‘fairplay’ e que também verdade seja dita, alguns conseguem aprender melhor do que outros.

O Futebol deve ser entendido como um elemento de formação integral dos cidadãos e como um elemento de reforço de identidade regional, sobretudo nas camadas mais jovens. E aqui reside, também, a importância das associações de futebol e dos clubes de futebol da nossa Região, espalhados pelas nove ilhas. Aliás, a produção de excelência do movimento associativo desportivo foi um dos objectivos do Governo Regional no que respeita à política de desenvolvimento desportivo. Eu próprio já fui atleta, joguei futebol, embora não fosse muito bom jogador, e também tive filhos que praticaram esta modalidade, pelo que tive a oportunidade de acompanhar a evolução que o Futebol teve na nossa terra. E isso deve-se muito à formação e com certeza às políticas que a Federação teve assim como as associações no desenvolvimento deste desporto e no fomento da formação dos seus treinadores e atletas, e, de facto, nota-se uma evolução desde os tempos em que eu era jogador até agora.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, muitos dos jogos foram cancelados mas aos poucos, felizmente aqui na Região Autónoma dos Açores retomámos alguma normalidade desportiva. Esperamos que assim continue e que logo que tenhamos atravessado esta tempestade consigamos ir todos aos estádios como era costume.

Saúdo todos os homenageados e dou os parabéns à AFH, desejando que continue o bom trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto e do Futebol na nossa Região”.



José Couceiro foi portador de uma lembrança da Federação para a AFH

 

A finalizar houve um momento em que a Federação Portuguesa de Futebol, as Associações de Futebol de Angra e de Ponta Delgada e ainda alguns Clubes obsequiaram a Associação aniversariante com ofertas entregues ao representante máximo da AFH.

Por seu turno, a Associação de Futebol da Horta também entregou a todos uma lembrança evocativa da data, designadamente uma Medalha Comemorativa dos 90 Anos, bem como um pin.

Recorde-se que o 90º Aniversário da AFHorta será assinalado ao longo de um ano (de Outubro de 2020 a Outubro de 2021), com diversas iniciativas, de que se destaca o lançamento de alguns livros, entre os quais um que pretende retratar o percurso desta Associação.

 

PROGRAMA DA GALA AFHORTA - 90º ANIVERSÁRIO

 

Na Gala AFHorta - 90º Aniversário foram entregues 46 Troféus em 12 Categorias, designadamente: Campeões da Formação (49), Certificação de Entidades Formadoras (6), Participações no Campeonato de Futebol dos Açores/Participações Nacionais e Campeões Nacionais (5), Fairplay - Respeito (5), Jogadores/Selecções Nacionais e Troféus Carreira (6), Treinadores e Troféu Carreira (4), Árbitros e Troféu Carreira (2),  Personalidades (4), Entidades (1), Sócios de Mérito (3), Honra AFHorta (1) e Patrocinadores Oficiais AFHorta (7).

 



1.     CAMPEÕES DA FORMAÇÃO

→ Este Troféu destina-se a premiar o mérito colectivo dos nossos campeões nos escalões de Juniores, Juvenis e Iniciados em Futebol, e de Juniores em Futsal. A pandemia de Covid-19 fez com que muitas das competições programadas não tenham sido concluídas, o que reduziu muito a lista dos galardoados nesta Gala.

Futebol Masculino:

- Iniciados – Futebol Clube Flamengos – recebe ­­­­­Hermínio Sousa, Treinador do Futebol Clube Flamengos.

Entrega: A Directora da Associação de Futebol da Horta, Susana Garcia.

 

- Juvenis – Futebol Clube Flamengos – recebe Paul Dias, Treinador do Futebol Clube Flamengos.

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, Arlindo Silva.

- Juniores – Fayal Sport Club – recebe Nuno Botelho, Vice-Presidente do Fayal Sport Club.

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, Luís Rosa.

 

FUTSAL Masculino:

Juniores – Clube Desportivo de São João – recebe o Sr. Luís Aço, Presidente do Clube Desportivo de São João.

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, Carlos Neves.

 

Vídeo relativo à Festa do Futebol Feminino, realizada no Faial no dia 14 de Fevereiro de 2020, mais propriamente no Estádio da Alagoa. Esta iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, que procura aumentar o interesse e o número de praticantes femininas na modalidade, no Faial contou com cerca de 150 meninas.


 

2.CERTIFICAÇÃO ENTIDADES FORMADORAS (6)

→ O Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol arrancou em Janeiro de 2015, sendo este o terceiro ano que está em vigor no País. É com enorme satisfação que a AFH recebeu a notícia de que pela primeira vez 6 dos seus Clubes foram distinguidos pelo trabalho no Futebol e no Futsal. Refira-se que o Processo de Certificação inclui Prémios para Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal, Escolas de Futebol e Futsal de 1 ou 2 estrelas e Entidades Formadoras de 3, 4 e 5 estrelas.

 

Centro Básico de Formação de Futebol

- Grupo Desportivo da Feteira – recebe ­­­­­Tomás Silva – Presidente do Grupo Desportivo da Feteira

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, Nelson Sousa.

 

- Fayal Sport Club – recebe ­­­­­Nuno Botelho, Vice-Presidente do Fayal Sport Club.

Entrega: O Delegado dos Jogadores Amadores de Futebol na Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Soares.

 

Centro Básico de Formação de Futsal

- Grupo Desportivo “Os Minhocas” – recebe ­­­­Valter Estácio, Director do Grupo Desportivo “Os Minhocas”.

Entrega: A Secretária a Assembleia-Geral da Associação de Futebol da Horta, Maria de Jesus Fontes.

 

Escola de Futebol com 2 estrelas

FUTEBOL:

- Futebol Clube dos Flamengos – recebe ­­­­­Luís Garcia, Presidente do Futebol Clube dos Flamengos.

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, Luís Furtado.

- Futebol Clube da Madalena – recebe ­­­­­José Rodrigues, Presidente do Futebol Clube da Madalena.

Entrega: O Director da Associação de Futebol da Horta, José Silva.

 

Escola de Futsal com 2 estrelas

- Clube Desportivo de São João – recebe ­­­­­ Rute Aço, Directora do Clube Desportivo de São João.

Entrega: O Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, Mário Pereira.

 

3.PARTICIPAÇÕES NO CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES / PARTICIPAÇÕES NACIONAIS E CAMPEÕES NACIONAIS – HOMENAGEM

  → Esta categoria premeia os nossos participantes no Campeonato de Futebol do Açores (a prova rainha do Futebol Açoriano) e o nosso participante no Campeonato de Futsal da Segunda Divisão Nacional.

CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES

FUTEBOL Masculino:

- Fayal Sport Club – recebe ­­­­­Nuno Botelho - Vice-Presidente do Fayal Sport Club.

Entrega: O Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Futebol da Horta, Dr. Andy Rodrigues.

 

- Vitória Futebol Clube – recebe ­­­­­o Dr. Gui Goulart, Vereador do Desporto da Câmara de São Roque do Pico e Treinador de Formação do Vitória Futebol Clube.

Entrega: O Vogal do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Dr. Mário Pereira.

 

PARTICIPAÇÕES NACIONAIS

Campeonato Nacional - II Divisão

FUTSAL Masculino:

- Clube Boavista de São Mateus – recebe ­­­­­Marco Silva, Tesoureiro da Direcção do Clube Boavista de São Mateus.

Entrega: O Vice-Presidente do Conselho de Justiça da Associação de Futebol da Horta, Dr. José Braia Ferreira.

 

 

CAMPEÕES NACIONAIS – HOMENAGEM

Esta Categoria é uma homenagem que a Associação de Futebol da Horta presta aos seus Campeões Nacionais, que alcançaram os respectivos títulos numa década marcante para o Futebol na Associação de Futebol da Horta.

Campeões Nacionais – III Divisão – Série Açores

- Madalena: Épocas de 2004/2005 e 2009/2010 – recebe ­­­­­José Rodrigues, Presidente do Futebol Clube da Madalena.

Entrega: O Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Dr. Mário Matoso.

 

- Vitória Futebol Clube: Época de 2008/2009 – recebe a Sra. Dora Ramos, Directora do Vitória Futebol Clube em 2008/2009.

Entrega: O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Prof. Gui Goulart.

 

4.FAIRPLAY - RESPEITO

→ Esta Categoria destina-se a premiar as equipas mais disciplinadas dos campeonatos, nos escalões de Juniores, Juvenis e Iniciados, organizados pela AF Horta, na época passada, em Futebol.

 

Melhor equipa Fairplay - Respeito

 FUTEBOL Masculino:

- Iniciados – Futebol Clube dos Flamengosrecebe Paulo Elias – Vice-Presidente do Futebol Clube dos Flamengos.

Entrega: A representante do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga da Horta, Professora Ilídia Quadrado.

- Juvenis – Futebol Clube da Madalena recebe José Rodrigues – Presidente do Futebol Clube da Madalena.

Entrega: O Coordenador do Serviço de Desporto da Ilha do Pico, Sr. António Carlos Maciel.

 

- Juniores – Fayal Sport Club A recebe Nuno Botelho – Vice-Presidente do Fayal Sport Club.

Entrega: O Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial, Professor Bruno Leonardo.

 

Pequeno vídeo relativo a “Glórias Futebolísticas”, onde são retratados jogadores da AFH que se destacaram a nível nacional e internacional, ao serviço das selecções.

 

5.JOGADORES

JOGADORES - SELECÇÕES NACIONAIS

- Selecção Nacional - Sub 16: Daniela Areia Santos: Sport Lisboa e Benfica

→ No ano de 2020, Daniela Areia Santos conta com 6 internacionalizações no total, sendo 4 na Selecção de Sub-15 de Futebol Feminino, em que marcou um golo, e 2 internacionalizações já este ano, ao serviço da Selecção Nacional de Sub-16. 

Não podendo estar presente recebe o galardão o seu pai, Prof. Elviro Santos.

Entrega: O Sr. Francisco José, Sócio de Mérito da Associação de Futebol da Horta.

 

JOGADORES – TROFÉU CARREIRA

→ Nesta Categoria são distinguidos os Jogadores detentores de uma carreira com maior longevidade.

 

FUTEBOL - Faial:

- Marco Anselmo Azevedo Silva

- No seu palmarés desportivo como Jogador de Futebol na ilha do Faial, Marco Anselmo Azevedo Silva conta com 28 épocas repartidas pelo Sporting Club da Horta, Futebol Clube dos Flamengos e Fayal Sport Club.

Entrega: O Sr. Albertino Lima, Sócio de Mérito da Associação de Futebol da Horta.

 

FUTEBOL - Pico:

Hélder Renato Peixoto Silva

- No seu palmarés desportivo como Jogador de Futebol na ilha do Pico, Hélder Renato Peixoto Silva conta com 29 épocas ao serviço do Clube Desportivo Lajense e do Grupo Desportivo da Piedade.

Entrega: O Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Eng. Robert DaCâmara.

 

FUTSAL - Pico:

- António Manuel Ferreira Dutra – Não podendo estar presente, recebe em representação, Marco Silva, Tesoureiro do Clube Boavista de São Mateus.

No seu palmarés desportivo como Jogador de Futsal na ilha do Pico, António Manuel Ferreira Dutra conta com 12 épocas repartidas pelo Candelária Sport Clube, Clube Boavista de São Mateus e Futebol Clube da Madalena.

Entrega: O Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Sr. Maurício Toledo.

 

FUTSAL - Flores:

- André Filipe Nunes Furtado

- No seu palmarés desportivo como Jogador de Futsal na ilha das Flores, André Filipe Nunes Furtado conta com 11 épocas ao serviço do Boavista Sport Clube e do Grupo Desportivo Fazendense, tendo como antecedente 7 épocas em Futebol.

Não podendo estar presente, recebe em sua representação, Valter Estácio, Director do Grupo Desportivo “Os Minhocas”.

Entrega: O Sr.Francisco José, Sócio de Mérito da Associação de Futebol da Horta.

 

FUTSAL - Corvo:

- Orlando José Gaspar Rosa

- No seu palmarés desportivo como Jogador de Futsal na ilha do Corvo, Orlando José Gaspar Rosa conta com 6 épocas todas ao serviço do Clube Desportivo Escolar do Corvo, tendo como antecedente 11 épocas em Futebol.

Não podendo estar presente recebe o galardão o seu filho, Filipe Santos.

Entrega: O Sr. Albertino Lima, Sócio de Mérito da Associação de Futebol da Horta.

 

6. TREINADORES

TREINADORES - TROFÉU CARREIRA

→ Nesta Categoria, são distinguidos os Treinadores detentores de uma carreira com maior longevidade.

 

FUTEBOL - Faial

- Eugénio Manuel Ferreira Botelho

Entrega: O Sr. Prof. Gaspar Neves, Sócio de Mérito da Associação de Futebol da Horta.

- No seu palmarés desportivo como Treinador de Futebol na ilha do Faial, Eugénio Manuel Ferreira Botelho destaca-se conta com 17 épocas ao serviço do Angústias Atlético Clube, Grupo Desportivo Cedrense e Fayal Sport Club, tendo colaborado com a Associação de Futebol da Horta como Treinador de Guarda-Redes, de Selecções e do Centro de Treinos de Futebol Feminino da AFH - “FIFA Academy”.

 

FUTEBOL - Pico:

- Emanuel Bettencourt Melo

Entrega: O Sr. Manuel Lino, Sócio Honorário da Associação de Futebol da Horta.

- No seu palmarés desportivo como Treinador de Futebol na ilha do Pico, Emanuel Bettencourt Melo destaca-se conta com 20 épocas, todas ao serviço do Clube Desportivo Lajense, sendo, ainda, colaborador da Associação de Futebol da Horta como Formador e Treinador de selecções. 

 

FUTSAL - Pico:

- Fernando José Andrade Teixeira

Entrega: O Sr. José Machado, antigo Presidente da Associação de Futebol da Horta.

- No seu palmarés desportivo como Treinador de Futsal na ilha do Pico, Fernando José Andrade Teixeira conta com 10 épocas ao serviço do Clube Boavista de São Mateus e do Futebol Clube da Madalena.

 

FUTSAL - Flores:

- Valter Manuel Gomes Estácio

Entrega: Sr. Rafael Luís, antigo Presidente da Associação de Futebol da Horta.

- No seu palmarés desportivo como Treinador de Futsal na ilha das Flores, Valter Manuel Gomes Estácio conta com 12 épocas ao serviço do Grupo Desportivo “Os Minhocas” e do Boavista Sport Clube. De referir, também, que tem como antecedente 1 época em Futebol, tendo sido colaborador da Associação de Futebol da Horta como Treinador e Seleccionador.

 

7. ÁRBITROS

ÁRBITROS - TROFÉU CARREIRA

→ Nesta Categoria é distinguido o Árbitro detentor da carreira com maior longevidade.

Hélio Paulo Simas Duarte

- Hélio Paulo Simas Duarte iniciou a sua carreira como Árbitro de Futebol na Associação de Futebol de Horta, na época desportiva de 1995/1996.

Na época 2008/2009 iniciou a sua carreira de Árbitro de Futsal.

Desempenhou a dupla função de Árbitro de Futebol e de Futsal por diversas épocas desportivas.

Na época 2019/2020 iniciou a sua carreira como Observador Distrital no Campeonato de Futebol dos Açores.

Foi Árbitro do Campeonato de Futebol dos Açores desde a época de 2013/2014 até 2018/2019.

Actualmente é Observador Distrital do Campeonato de Futebol dos Açores bem como árbitro C5 nas provas desta Associação.

Pelo exposto, a Direcção da AFH deliberou homenagear “o Árbitro Hélio Duarte” pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futebol

Entrega: O Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Sr. Luciano Gonçalves.

 

Este ano foi atribuída uma MENÇÃO HONROSA ao árbitro picoense da Associação de Futebol da Horta, Rúben Fagundes, recentemente falecido.



- Vitimado por doença, faleceu no passado dia 22 de Setembro, Rúben Miguel Costa Fagundes, natural das Lajes do Pico. Era casado com Cláudia Silva e pai de Martim Fagundes. 

Rúben começou a arbitrar Futebol na Associação de Futebol da Horta na época de 2003/2004, actividade que sofreu um interregno até 2014, recomeçando na temporada de 2014/2015 como árbitro de Futsal e Futebol, sempre na Associação

de Futebol da Horta. O percurso manteve-se até à época passada (2019/2020), tendo mesmo arbitrado jogos do Campeonato de Futebol dos Açores, sendo já Árbitro de Futebol com a Categoria C3 (Distrital).

 

Recebe o Troféu a esposa de Rúben Fagundes, Sra. Cláudia Silva, e o filho, Martim Fagundes.

Entrega: O Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Silva.


Cláudia Silva e Martim Fagundes receberam o Troféu relativo à Menção Honrosa que a AFH atribuiu ao árbitro picoense, Rúben Fagundes, recentemente falecido. Este foi um momento emocionante e de grande simbolismo, em que todos, demoradamente, aplaudiram de pé.


8. PERSONALIDADES

- Celestino Manuel Silva Lourenço

Celestino Manuel Silva Lourenço iniciou a sua carreira de dirigente na época 1999/2000 no Fayal Sport Club.

Na época de 2006/2007 foi Director do Grupo Desportivo da Feteira.

Da época de 2007/2008 à época 2009/2010 foi Director do Fayal Sport Club.

Na época de 2009/2010 foi eleito Presidente da Direcção do Fayal Sport Club, cargo que desempenhou até à época de 2019/2020.

O Presidente Celestino Manuel Siva Lourenço tem sido, desde sempre, um agente desportivo de enorme importância para a Associação de Futebol da Horta pelas suas qualidades humanas, pugnando pelo bom relacionamento institucional e promovendo a camaradagem salutar entre todos os clubes com o intuito de atingir os objectivos de desenvolvimento humano e desportivo das colectividades assim como da Associação de Futebol da Horta.

Pelo exposto, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear “o Presidente Celestino Lourenço” pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futebol.

Entrega: O Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Futebol da Horta, Dr. Costa Pereira.

 

- José Paulino Dias Rodrigues

José Paulino Dias Rodrigues iniciou a sua carreira de Dirigente na época de 2012/2013 no Futebol Clube da Madalena.

Na época 2014/2015 foi eleito Presidente da Direcção do Futebol Clube da Madalena, cargo que desempenha até aos dias de hoje.

O Presidente José Paulino Dias Rodrigues tem sido, desde sempre, um agente desportivo de enorme importância para a Associação de Futebol da Horta pelas suas qualidades humanas, pugnando pelo bom relacionamento institucional e promovendo a camaradagem salutar entre todos os clubes com o intuito de atingir os objectivos de desenvolvimento humano e desportivo das colectividades assim como da Associação de Futebol da Horta.

Pelo exposto, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear “o Presidente José Rodrigues” pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futebol.

Entrega: O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. José Leonardo da Silva.

- Valter Manuel Gomes Estácio

Valter Manuel Gomes Estácio foi jogador do Boavista Sport Clube, das Flores, entre 1991 e 1996, na categoria de Sénior.

 Iniciou a sua carreira como Dirigente no Boavista Sport Clube, na época de 2003, cargo que exerceu até 2006.

Na época de 2005/2006 desempenhou as funções de Treinador da equipa de Seniores do Boavista Sport Clube, participante na 3ª Divisão Nacional Série Açores.

Desde a época de 2008/2009 que tem exercido as funções de Director e Treinador do Grupo Desportivo “Os Minhocas” funções que desempenha até à presente época desportiva.

Na época de 2011/2012 foi Treinador da equipa de Infantis do Grupo Desportivo “Os Minhocas”, que se sangrou Campeã Regional dos Açores.

Na época de 2016/2017 foi o Treinador da equipa de Seniores do Grupo Desportivo “Os Minhocas” que se sagrou Campeã da Associação de Futebol da Horta.

Na época de 2017/2018 foi o Treinador da equipa de Seniores, participante no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal.

O Dirigente/Treinador Valter Manuel Gomes Estácio tem sido, desde sempre, um agente desportivo de enorme importância para a Associação de Futebol da Horta pelas suas qualidades humanas, pugnando pelo bom relacionamento institucional e promovendo a camaradagem salutar entre todos os clubes com o intuito de atingir os objectivos de desenvolvimento humano e desportivo das colectividades que representou assim como da Associação de Futebol da Horta.

Pelo exposto, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear “o Director/Treinador Valter Estácio” pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futebol e do Futsal.

Entrega: O Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. José Couceiro.

 

 

- Tânia Marisa Ramos Pipa

Tânia Pipa, que desde cedo começou a praticar Futsal, é natural do Alentejo mas apaixonou-se pelos Açores, mais concretamente pela ilha do Corvo, onde, paralelamente às funções profissionais de Bióloga Marinha, tem dinamizado várias actividades de cariz desportivo. Foi em grande parte graças à dedicação desta amante do desporto que o Corvo entrou, em 2014, para o mapa de Futsal do País e, que, pela primeira vez na sua história, passou a ter actividade federada.

Além de Treinadora de Futsal do Clube Desportivo Escolar do Corvo em diferentes épocas, Tânia Pipa também assumiu as funções de Presidente deste Clube ao longo de vários mandatos.

Tânia Pipa é um nome incontornável quando se fala em desporto na ilha do Corvo, já que, além de todo o seu trabalho e empenho como Treinadora e Dirigente, ainda deu o seu contributo como Atleta.

É graças a pessoas como Tânia Pipa que a Associação de Futebol da Horta consegue, de forma mais visível, fazer ressaltar a importância que a prática desportiva assume no Corvo, uma ilha com pouco mais de 400 habitantes, havendo jogos com 150 pessoas na bancada.

Não podendo estar presente, recebe em sua representação, Daniel Lima.

Entrega: O Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Dr. Gui Menezes, em representação de Sua Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro.

9. ENTIDADES

- Serviço de Desporto da Ilha do Faial

O Serviço de Desporto do Faial, serviço externo de dependência directa da Direcção Regional do Desporto (DRD), tem tido ao longo dos anos um papel determinante no processo de desenvolvimento desportivo da Ilha do Faial, estabelecendo uma relação de proximidade e colaboração com as entidades do movimento associativo desportivo e todos os intervenientes ligados directa e indirectamente ao fenómeno desportivo, sob a orientação da DRD.

Tem por missão assegurar a execução da política definida superiormente para o desporto, concebendo, coordenando e apoiando as actividades no âmbito do sistema desportivo, incluindo as actividades físicas e desportivas e as actividades do desporto escolar, visando a generalização da prática desportiva na população da ilha do Faial.

Relativamente à colaboração prestada por este Serviço à Associação de Futebol da Horta, a mesma tem sido de vital importância para o desenvolvimento do Futebol e do Futsal da ilha do Faial e da Associação de Futebol da Horta assim como no apoio à actividade das Selecções e na programação das diversas calendarizações ao longo das épocas desportivas e na colaboração em diferentes eventos desportivos e formativos.

Face à enorme importância desta Entidade parceira e ao excelente relacionamento institucional e pessoal, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear o Serviço de Desporto da Ilha do Faial na Gala Associação de Futebol da Horta - 90º Aniversário.

Recebe o Prof. Bruno Leonardo, Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial.

Entrega: O Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

 

10. SÓCIOS DE MÉRITO


Rafael Melo Luís e José Rodrigues Soares Machado, antigos Presidentes da AFH, Sócios de Mérito da Associação que serviram com empenho e labor ao longo de anos, também foram galardoados nesta Gala

 

- Rafael Melo Luís

Rafael Melo Luís foi Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta de 09 de Setembro de 1980 a 18 de Junho de 1985, tendo exercido com grande empenho e altruísmo este cargo numa altura particularmente conturbada da vida desta Associação. Pelas suas características pessoais, onde sobressai determinação, personalidade e verticalidade, este antigo Presidente sempre se bateu na ilha do Faial, nos Açores e até no Continente para que a Associação de Futebol da Horta tivesse voz no panorama do desporto regional, contribuindo para a elevação e dinamização da prática federada nos clubes filiados na Associação de Futebol da Horta.

Entrega: O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. José Leonardo Silva.

 

- Manuel Garcia Bulcão


Manuel Garcia Bulcão nasceu na freguesia de Castelo Branco, ilha do Faial, a 19 de Fevereiro de 1949, sendo filho de Helena Garcia Bulcão e de Manuel Silveira Bulcão. É viúvo de Maria Bulcão e pai de Mónica Bulcão.

Conhecido como “O Goleador”, Manuel Bulcão envergou pela primeira vez a camisola do Fayal Sport Club na época de 1964/1965 na categoria de Juniores, tendo subido aos Seniores na temporada de 1966/1967.

Como Jogador, defendeu as cores do Fayal Sport Club, do Clube Desportivo de Santa Clara (de São Miguel), do Centro Recreio Popular dos Flamengos (INATEL), do Futebol Clube dos Flamengos e do Clube Recreio e Fraternidade,

de Castelo Branco (INATEL), do Futebol Clube dos Flamengos e do Clube Recreio e Fraternidade, de Castelo Branco (INATEL).

Enquanto Treinador, representou o Futebol Clube dos Flamengos, o Angústias Atlético Clube, o Sporting Club da Horta, Castelo Branco (no INATEL e na Associação de Futebol da Horta) e o União Vulcânico Futebol Clube.

O facto de ser de alta estatura, rápido e possuidor de um fortíssimo pontapé (pé esquerdo) fizeram dele um goleador temível para todos os guarda-redes faialenses e não só. Além disso, deixou uma marca muito importante na história futebolística da ilha do Faial, como sendo jogador de uma lealdade incrível, respeitando sempre o seu adversário, mesmo quando, muitas vezes, o travavam à margem das leis.

Manuel Bulcão passou por todas as Selecções Faialenses e como jogador do Fayal Sport Club representou a Selecção do Faial e fez história no jogo realizado com o Benfica, em 1974, ao marcar o único golo da partida.

Além de Futebol, também praticou Andebol, Basquetebol e Futebol de Salão, no Sporting Club da Horta e no Castelo Branco Sport Clube, tendo dedicado mais de 30 anos da sua vida à causa do Desporto.

Na impossibilidade de o galardoado se encontrar aqui presente por motivos de saúde, vai receber o Troféu em seu nome, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Horta, Cristina Abrantes.

Entrega: O Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. José Couceiro.

 

- José Rodrigues Soares Machado

José Rodrigues Soares Machado nasceu a 20 de Maio de 1937, em Santa Cruz das Flores, sendo viúvo de Maria Ângela Stattmiller Saldanha Albuquerque Machado.

Foi Presidente da Direção da Associação de Futebol da Horta de 19 de Outubro de 1976 a 25 de Julho de 1978.

Em 1977 organizou o Torneio Açoreano, na categoria de Juvenis, com equipas mistas das Associações de Futebol da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Entrega: O Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Dr. Gui Menezes, em representação de Sua Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro.


11.HONRA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA


Fotografias de: Roberto Saraiva

 

Este é um Troféu que foi instituído em 2019 e que é da inteira responsabilidade do Presidente da Direcção da AFH, sendo surpresa para o galardoado, que apenas toma conhecimento da distinção na própria Gala. O distinguido este ano foi o Dr. José Couceiro.

Treinador de futebol, José Júlio de Carvalho Peyroteo Martins Couceiro nasceu a 4 de Outubro de 1963, em Lisboa, sendo sobrinho-neto de Peyroteo, uma das maiores glórias do Sporting, que ficou eternizado como um dos cinco violinos.

Iniciou o seu percurso como jogador de futebol tendo sido defesa em diversas equipas da região de Lisboa e Setúbal destacando-se o Sporting Club de Portugal, o Barreirense, o Estrela da Amadora entre outros. Nas lides clubísticas, começou por ser administrador da SAD do Alverca sendo posteriormente e sucessivamente treinador da equipa principal, onde ganhou notoriedade saindo para o Vitória de Setúbal em 2004, tendo ganho o prémio de melhor treinador Português.

Sempre ligado ao “desporto-rei”, José Couceiro foi, também, Presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, cargo que desempenhou entre 1993 e 1997. Durante esse período, este Dirigente conseguiu dar grande visibilidade e dinamismo a este Sindicato, que até então tinha uma actuação muito apagada.

Antes de regressar à Federação Portuguesa de Futebol, em Julho de 2018, para Director Técnico Nacional, tendo a seu cargo a coordenação das selecções, Couceiro treinou vários clubes, como Vitória de Setúbal, Estoril Praia, Lokomotiv Moscovo, Sporting Clube de Portugal, Gaziantepspor, Kaunas, Belenenses, FC Porto e Alverca. Comandou, ainda, as selecções da Lituânia e de sub-20 e sub-21 de Portugal.

Convidado pelo Presidente Fernando Gomes para a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol foi eleito este ano, sendo Vice-Presidente, cargo que acumula com o de Director Técnico Nacional, com a coordenação das selecções nacionais e a representação da FPF na direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pelo seu percurso, a Associação de Futebol da Horta, na comemoração do 90º Aniversário e tendo o privilégio de contar com a sua presença entre nós, atribui o Troféu Honra AFHorta a José Júlio de Carvalho Peyroteo Martins Couceiro.

Entrega: O Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

 

Ao ser chamado ao palco para receber o Troféu Honra da Associação de Futebol da Horta, José Couceiro agradeceu, dizendo o seguinte: “Sr. Presidente, foi uma grande e agradável surpresa! É para mim motivo de muito orgulho ser reconhecido pela AFH. O Sr. diz que esta é uma Associação pequena, mas eu digo que só é pequena de dimensão, porque é grande em empreendedorismo e eu revejo-me muito naquilo que podemos fazer. Muito obrigada, Sr. Presidente!”

 

12.PATROCINADORES OFICIAIS AFHORTA

São os seguintes os Patrocinadores Oficiais:

- AON Seguros/Atlânticoline/Fisiomédis/Hortafísio/Picongel/Restaurante Caldeirão /Tamagnini

Entrega: O Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

Não podendo estar presentes todos os Patrocinadores atrás referidos, receberam a respectiva lembrança:

- Fisiomédis - Rute Aço, Sócia-Gerente.

- Hortafísio - Rui Goulart, Proprietário.

- Restaurante Caldeirão - Mauro Ferreira, Sócio-Gerente.

A Gala AFHorta - 90º Aniversário encerrou ao som do Hino da Associação.

 

               Cristina Silveira