A Associação de Futebol da Horta (AFH) aderiu ao Cartão Branco/Fairplay em 2019, mediante a assinatura do Memorando de Entendimento, ocorrida no dia 17 de Outubro, numa Cerimónia realizada no Museu do Desporto, em Lisboa.

O Cartão Branco/Fairplay é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), juntando a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP) e a Coca-Cola. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), parceira deste projecto desde a primeira hora, continua empenhada em fazer do jogo limpo e do 'fairplay' a dinâmica habitual nas competições nacionais, tendo essa sido uma das razões que levou ao lançamento do Cartão Branco.

O Memorando de Entendimento assinado entre o IPDJ e a AFH serviu de base ao estabelecimento de uma parceria entre estas duas entidades com vista à promoção da Ética Desportiva/Cartão Branco em diversos eventos, competições e iniciativas levadas a cabo pela Associação de Futebol da Horta. Como tal, a implementação do Cartão Branco/Fairplay por parte da AFH vai acontecer já nos jogos deste fim-de-semana, sendo o mesmo exibido se tal se justificar.

O Cartão Branco/Fairplay é um recurso pedagógico que visa reconhecer, destacar e recompensar comportamentos eticamente relevantes por jogadores, treinadores, dirigentes, entre outros agentes desportivos envolvidos no jogo, e, também, espectadores e adeptos. A sua apresentação constitui um reforço de boas práticas em prol da ética e dos valores no desporto.



Fotografias: Google

No Regulamento do Cartão Branco/Fairplay da AFH para a Época de 2020/2021, pode ler-se que “de acordo com o espírito do Fairplay, a conduta é fundamental para a promoção do sucesso e desenvolvimento desportivo”. O objectivo da introdução deste instrumento “é o de favorecer o espírito desportivo, o respeito e comportamentos exemplares de boas práticas de todos os envolventes dos eventos desportivos para o crescimento da satisfação pelo Futebol e Futsal”.

Deste modo, a definição de Fairplay no Regulamento do Cartão Branco “abrange todas as pessoas ligadas ao Futebol de forma a estes mostrarem conhecimento pelas leis do jogo, a motivar a crença de que o Futebol pode ser jogado com prazer e de uma forma positiva e, ainda, o comportamento correcto dentro e fora do campo em relação ao adversário, seja qual for o resultado”.

O Cartão Branco/Fairplay é aplicado em diversos escalões de formação nas modalidades de Futebol Futsal, Andebol, Basquetebol, Patinagem, Rugby e Voleibol, estando aberto a outros desportos individuais.

Cabe ao Árbitro/Juiz a exibição do Cartão Branco/Fairplay sempre que durante o jogo observe um comportamento merecedor da apresentação do mesmo.

Em cada jogo não há limite para o número de exibições do Cartão Branco/Fairplay. Contudo, o Cartão Branco/Fairplay só pode ser apresentado quando o jogo estiver parado, por forma a não interferir no decurso normal do encontro nem alterar a duração deste. Caso o Árbitro/Juiz entenda que se justifica a apresentação do Cartão Branco/Fairplay ao público, deverá fazê-lo no fim do jogo.

Recorde-se que ao longo da temporada desportiva de 2018/2019 foram exibidos 522 cartões brancos, o que soma um total de 2.041 desde o início da iniciativa, em 2015.

Cada entidade promotora poderá atribuir prémios ou reconhecer o mérito na exibição do Cartão Branco/Fairplay. No caso concreto da Associação de Futebol da Horta essa será a postura a seguir, como consta do Regulamento, que pode ser consultado aqui: Regulamento do Cartão Branco AFH



Cristina Silveira