O Futebol Clube da Madalena, vencedor da Super-Taça Dr. Manuel Faria de Castro; e o Futebol Clube da Calheta, vencedor da Taça da Ilha de São Jorge, estão na luta pela conquista da Super-Taça do Triângulo, que decorrerá pelas 15 horas deste domingo dia 16, no Campo Municipal da Madalena. Esta 1ª edição é uma organização conjunta da Associação de Futebol da Horta (AFH), onde se encontra filiado o Madalena; e a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), que tem como associado o Calheta.

O Departamento de Comunicação e Marketing da AFH pediu aos treinadores destas duas formações Seniores que fizessem a antevisão deste encontro, que se prevê seja muito renhido.

 

António Rodrigues - Treinador da equipa Sénior do Futebol Clube da Madalena (Pico):

 

“Terminar uma época em “casa” com um troféu em disputa é muito aliciante”

 

“As expectativas são boas e sempre que jogamos é para ganhar. Não temos competido com a equipa do Calheta, mas podemos dizer que a conhecemos mais ou menos e sabemos que também gosta de praticar um bom Futebol. Vai ser um bom jogo!

Terminar uma época em “casa” com um troféu em disputa é muito aliciante. Certamente que será um momento marcante, além que constituirá a despedida do velhinho sintético, pois aquele que temos já acusa um grande desgaste. Aliás, esta substituição é mesmo com o intuito de prevenir lesões – que têm existido – e de dar condições próprias para a prática da modalidade, onde se incluem as crianças. Portanto, iremos iniciar a próxima temporada com um novo sintético, sabendo que o Clube também irá dispôr de uma sede e balneários novos, uma obra que conta com o apoio da Câmara Municipal e daqueles que trabalham para fazer do Futebol Clube da Madalena aquilo que ele é. 

Depois do último jogo em que ganhámos a Super-Taça Dr. Manuel Faria de Castro, naturalmente que a moral dos jogadores está em alta. Desejo que este seja um dia de festa e que os Sócios e simpatizantes continuem a corresponder positivamente como fizeram no passado domingo, no Faial, e na restante temporada.

A equipa está a fazer a sua parte e nesse sentido os treinos serão uma constante ao longo de quarta, quinta e sexta-feira.

O balanço que faço a esta temporada é positivo e os troféus conquistados funcionam, também, como um estímulo para os mais pequenos, no sentido de os levar a querer o mesmo. O Futebol Clube da Madalena está no bom caminho, com um total de 250 praticantes em todos os escalões no Futebol, além do Voleibol.

Está tudo reunido para que no próximo domingo aconteça uma boa festa. Espero que haja bom tempo para que as pessoas possam vir ao jogo, manifestando o seu apoio aos que dão o seu melhor em campo e a todos aqueles que trabalham e se sacrificam em prol do Futebol no Clube da Madalena”.

 

Cláudio Monteiro - Treinador da equipa Sénior do Futebol Clube da Calheta (São Jorge):

 

“Os jogadores ficaram super-contentes quando souberam da Super-Taça do Triângulo”



Futebol Clube da Calheta na Final da Taça de Ilha de São Jorge


“Para chegar a esta final tivemos um percurso de muito trabalho, pelo que temos boas expectativas, colocando as hipóteses em 50/50.

Para mim, enquanto açoriano, vejo a Super-Taça do Triângulo como uma prova interessante para o presente e o futuro, que embora seja realizada entre ilhas vizinhas as mesmas encontram-se filiadas em Associações diferentes. Recordo-me que no passado houve uma Taça do Triângulo e que como Júnior fui jogar ao Pico. Aliás, essa Taça constituiu uma festa muito grande, tendo sido disputada por três Selecções, oriundas respectivamente do Faial, Pico e São Jorge.

Nos últimos anos, por um ou outro motivo, acabamos por abordar a possibilidade de São Jorge integrar a Associação de Futebol da Horta, talvez pela proximidade entre estas ilhas, apesar de sabermos que administrativamente a ilha de São Jorge pertence ao antigo distrito de Angra, pelo que o Futebol Clube da Calheta se encontra filiado na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, ilha Terceira. Espero que a Super-Taça do Triângulo tenha continuidade, pois é um excelente momento competitivo que também serve para aproximar estas três ilhas.

Esta competição só foi oficializada há duas semanas, altura em que tínhamos dado por terminada esta temporada, depois do final da Taça. Como tal, o anúncio da prova foi uma (agradável) surpresa para nós. Porém, entretanto, alguns dos nossos jogadores já se ausentaram, mas vamos jogar com outros mais jovens que foram crescendo ao longo da época e que actualmente dão totais garantias para disputarem jogos desta importância. A nossa ambição é ganhar, pelo que retomámos os trabalhos e estamos a treinar para dar o nosso melhor, sendo certo que a equipa é muito jovem. Trata-se de uma iniciativa muito positiva, que nos permite voltar ao terreno, encurtando o tempo que estamos parados – quatro meses – que se revela demasiado. 

É de enaltecer a criação da Super-Taça do Triângulo, prova que envolve sinergias entre Associações diferentes e que se assume como fundamental no sentido de que seja mantido vivo o espírito e a força do Triângulo. Somos vizinhos, mas infelizmente não estamos habituados a jogar uns com os outros, à excepção dos jogos de preparação que acontecem no início da época, como já sucedeu com o Atlético do Faial que veio cá jogar. Naturalmente que devido à proximidade entre estas três ilhas têm sido agendados encontros, mas não de forma oficial, o que, na minha óptica, é algo que deve ser fomentado no sentido de (re)criar ligações entre estas ilhas irmãs.

Pelas imagens que têm sido disponibilizadas através da AFH, temos observado o nosso adversário do próximo domingo. O jogo realizado domingo último, no Estádio da Alagoa, no Faial, entre o Madalena e o Flamengos, foi muito disputado e equilibrado.

Este foi um ano desportivo bom e agora temos mais esta oportunidade de ganhar uma taça. Este encontro é visto como importante para o crescimento do nosso plantel e a verdade é que os jogadores ficaram super-contentes quando souberam do mesmo, estando muito motivados!

No total, estamos a falar de uma equipa com 28 atletas, dos quais 19 foram formados no Clube. Este ano sete jogadores com 17 anos subiram ao plantel Sénior e disputaram o Campeonato, o que significa que jogaram com muita regularidade. Tudo isto eleva a fasquia e cria nos outros, mais novos, a motivação necessária para trabalhar e seguirem estes exemplos.

O Futebol Clube da Calheta conta com Escolinhas e Formação, designadamente Juniores B e D em Futebol, tendo também Voleibol. É derivado a esta Formação que temos uma equipa Sénior muito jovem (sendo a média de idades entre os 19 e os 21 anos) mas garantidamente ambiciosa.

Debatemo-nos com um problema que é transversal a todos os locais e que tem a ver com a saída dos jovens para prosseguirem estudos. Eu também saí de São Jorge para estudar, sou licenciado em Educação Física e Desporto, mas decidi regressar e dar o meu contributo. Este é o meu primeiro ano como Treinador Sénior (comecei o ano passado, mas o trabalho foi interrompido pela pandemia) mas desde os nove anos que jogo Futebol. Comecei no Marítimo Velense, estive fora nove anos e decidi que agora era minha obrigação retribuir um pouco daquilo que recebi. Considero que o Futebol teve um peso determinante na minha formação não só como atleta, mas também como pessoa. É por isso que defendo que nem sempre os resultados têm de vir em primeiro lugar. O importante é que os jogadores cresçam como atletas e como cidadãos. 



“A equipa da Calheta é jovem, mas ambiciosa”, sublinha o Treinador Cláudio Monteiro

 

Fotografias: cedidas pelos Treinadores

 

Depois de uma época muito, muito positiva, acabar em grande seria agora ganharmos a Super-Taça do Triângulo, pois desde 2011 que o Clube não arrecada qualquer título.

O Futebol Clube da Calheta tem 42 anos (foi fundado a 05 de Novembro de 1979) e nunca foi Campeão. Portanto, tenho como ideal ajudar o Clube a inscrever o seu nome na galeria dos títulos. Temos um projecto de jogadores muito jovens e queremos ser uma equipa mais preparada. Fizemos um Campeonato interessante e a prova disso é que totalizámos 32 pontos, empatados com o Velense. No confronto directo fomos relegados para 2º lugar, mas conseguimos eliminar a Beira, o Velense e a Urzelina, o mesmo é dizer que eliminámos os três grandes adversários jorgenses. O futuro será marcado por trabalho com vista ao crescimento, pelo que iniciativas como a Super-Taça do Triângulo não poderiam ser mais benéficas para este nosso trajecto, além de que é sempre muito bom podermos conviver e estar lado a lado com os nossos vizinhos do Faial e do Pico”.

 

 

Cristina Silveira