Daniela Santos continua a somar jogos, minutos de treino e preparação bem no meio das jogadoras mais promissoras do futebol português. A picoense dos escalões de formação do Prainha FC voltou hoje aos Açores, após um estágio de quatro dias em Rio Maior com a seleção nacional sub16.

Em declarações à Associação de Futebol da Horta (AFH) a jovem internacional portuguesa mostrou-se satisfeita com a experiência e com os desafios apresentados. “Tive uma melhor perceção do que é jogar à Portugal.  Este estágio foi um complemento ao outro [estágio sub16, em janeiro na Cidade do Futebol] e trouxe-me  novas aprendizagens pois o nível de exigência foi elevadíssimo”, confessou.

               Daniela, que participou nos dois jogos-treino frente às alemãs do Westfalen, apresentou o ritmo, a pressão alta, competitividade e necessidade de ter muito controlo de bola como as principais diferenças que sentiu neste escalão, por comparação à experiência com as sub15 em dezembro passado.

Daniela Santos (1.ª fila superior, 2.ª da esquerda) entre as 23 eleitas.

“Os meus professores desde sempre me apoiaram, o que facilitou em muito a disponibilidade para participar nos estágios. Claro que tenho um trabalho redobrado, mas pelo futebol vale sempre a pena”, acrescentou.

               A picoense terminou incitando as jovens a perderem medos e se juntarem à família do futebol: “Na AF Horta está a decorrer o Centro de Treinos de Futebol Feminino (FIFA Academy) e além disso todos os clubes podem ter equipas mistas. Se gostam, têm curiosidade e disponibilidade que arrisquem! O sonho pode-se tornar realidade, como aconteceu comigo".

Daniela Santos, que tem em Dolores Silva (Atlético de Madrid) o seu maior exemplo e inspiração, participou no estágio de preparação da seleção nacional sub-16 de 4 a 7 de fevereiro. Do plano desta concentração constaram dois dias de treino em Rio Maior e dois jogos, frente ao Westfalen, nos dias 6 e 7.

Jovem internacional soma um golo de Quinas ao peito.

Em janeiro foi chamada pela primeira vez às sub16 e conquistou a equipa técnica nacional entre 21 e 24 de janeiro. Uma semana depois estava convocada para o segundo estágio.

               No mês de dezembro de 2018 a jovem internacionaliozou-se pela primeira vez na seleção sub15, frente ao País de Gales. Logo no seu primeiro jogo marcou com a camisola das Quinas ao peito e participou também na segunda partida frente às galesas.

               Pode aceder à entrevista feita após as primeiras internacionalizações aqui e encontrar mais informações sobre o seu percurso no conteúdo noticioso da afhorta.com .