Foi no pavilhão desportivo da Horta que a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia (SCM) da Horta, o CAO da SCM da Madalena e a equipa mista da PSP da Horta se encontraram para disputar o IX Encontro de Futsal Adaptado. 

O evento, realizado pelo nono ano consecutivo via Associação de Futebol da Horta, reuniu cerca de meia centena de jogadores com muita vontade de celebrar a inclusão. O destaque vai inteiramente para o espírito de companheirismo e felicidade que estiveram estampados nos rostos dos participantes ao longo de toda a manhã de 23 de julho.

Ricardo Pinto, ajudante de educação na APADIF faz quatro anos, sublinhou " a motivação, o empenho e a diversão." dos utentes daquela instituição". "Eles gostam de desporto, gostam de estar uns com os outros e é um dia que eles adoram e esperam por ter"; concluiu.

Nilza Garcia, técnica de desporto adaptado do CAO da SCM da Horta, acompanhou os utentes desde a primeira edição. "Eles saem daqui maravilhados, é um dia de grande partilha. A competição saudável  motiva-os a cá estar e querer voltar", rematou. Garcia não conseguiu deixar de mencionar também o companheirismo exaltado entre todos os participantes. 

A acompanhar os jogadores da CAO da SCM da Madalena esteve Luís Matos. Luís toma parte dos Encontros desde que a equipa do Pico se estreou, faz três anos. " O impacto que salta à vista é a convivência e a festa que fazem. O desporto melhora o nível de futsal que se pratica entre eles e mostra que não há modalidades que não sejam para todos". 

Lembre-se que esta iniciativa da AF Horta foi destacada em dezembro passado na cerimónia "Mérito e Excelência" da Federação Portuguesa de Futebol, como pode ver nesta peça.

Aceda aqui ao álbum do evento.