“Receber este Troféu é motivo de orgulho, representando o reconhecimento do tempo e dedicação despendidos a favor da causa do desporto”. É assim que Arlindo Manuel Gomes da Silva, classifica a distinção atribuída pelo Governo Regional dos Açores assinalando o facto de há 25 anos ser Dirigente na Associação de Futebol da Horta (AFH). A primeira vez que o homenageado integrou os Corpos Gerentes da AFH foi em 1994 e de lá até hoje sempre deu a sua colaboração, desempenhando diversos cargos, sendo actualmente o Director Responsável pelo Departamento Financeiro deste organismo desportivo.

A homenagem acontece no âmbito da Gala do Desporto Açoriano, que neste ano de 2020 atinge a sua XIX edição.



Galardão atribuído neste ano de 2020


Fotografia de: André Silva

 

Ao todo, o Executivo Açoriano homenageia 99 Atletas, Dirigentes, Entidades e Personalidades, numa cerimónia descentralizada e de forma mais personalizada.

Inicialmente agendada para 21 de Abril, no concelho da Povoação, em São Miguel, a Gala do Desporto Açoriano de 2020 foi cancelada devido à pandemia de COVID-19. O Governo dos Açores entende, no entanto, conforme informação da Direcção Regional do Desporto (DRD), que “o reconhecimento público a todos aqueles que mais se distinguiram e notabilizaram ao longo do ano de 2019 é algo que não deve ser esquecido, mas, sim, valorizado e enaltecido”, pelo que “será à mesma feita a devida homenagem, contudo num modelo descentralizado, de uma forma personalizada e intimista”. 

Assim sendo, numa cerimónia simples mas cheia de significado, Arlindo Silva recebeu esta quinta-feira, 30 de Julho, na Associação de Futebol da Horta, o respectivo galardão, na “Categoria de “Personalidades”, entregue por Bruno Leonardo, Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial, em representação do Director Regional do Desporto, acto em que também esteve presente o Presidente da Direcção da AFH, Eduardo Pereira.


Bruno Leonardo, Arlindo Silva e Eduardo Pereira no momento da entrega do Troféu


Fotografia de: André Silva

 

Recorde-se que já em 2015, Arlindo Silva tinha sido distinguido, também na Gala do Desporto Açoriano, por ter atingido os 20 anos como Dirigente da AFH.

Como habitualmente, são várias as Categorias onde se inserem os diferentes homenageados deste evento. Na Categoria de “Personalidades”, integram-se “os diversos agentes desportivos não praticantes (técnicos, dirigentes, árbitros/juízes, médicos, massagistas, etc,) que, através do desempenho continuado na mesma tipologia de funções, tenham dedicado o seu esforço e tempo em prol do desenvolvimento do desporto na Região e que tenham completado 20 anos em 2019 ou permanecido nessa função em múltiplos de cinco anos. Integram, ainda, esta Categoria os árbitros/juízes que em 2019 tenham ascendido ao nível internacional ou nele tenham permanecido em múltiplos de cinco anos”.



 

“A XIX Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos, as entidades do desporto escolar e as entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo de 2018/2019 e 2019, através dos resultados e classificações alcançados bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional, através do trabalho desenvolvido. Assumindo-se de forma sólida e decisiva, o Desporto possui um papel preponderante e determinante na procura constante de uma melhor qualidade de vida da sociedade açoriana. Neste sentido, o vídeo do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, pretende transmitir uma mensagem sobre a evolução do Desporto Açoriano, com patamares de prática e de sucesso desportivo que nos orgulham a todos, além de reconhecer publicamente o trabalho realizado por todos os que, ao longo de 2019, contribuíram para o Desporto Açoriano, nas mais diversas vertentes”, pode ler-se no Portal do Governo dos Açores e na Página da DRD.


Mensagem do Secretário Regional da Educação e Cultura por ocasião da "XIX Gala do Desporto Açoriano"


Lista de Galardoados



Cristina Silveira