A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Portugal Football School (PFS), organizou o Seminário intitulado “O Gestor de Segurança dos Clubes: requisitos e atribuições”, que arrancou no dia 06 deste mês e termina a 14 de Dezembro. Esta acção, de inscrição gratuita, encontra-se a percorrer o país, sendo destinada a todos os clubes inscritos em competições nacionais e distritais.

Para os Clubes filiados na Associação de Futebol da Horta (AFH), o Seminário, que será online com a duração de 1 hora, terá lugar pelas 21 horas (dos Açores) do dia 04 de Dezembro. Como tal, os Clubes da AFH deverão manifestar o seu interesse em participar até ao dia 02 do próximo mês, contactando, para o efeito, a Secretaria da AFH, de forma presencial, telefonicamente (292 208 670) ou por e-mail ([email protected]). Posteriormente, será enviado um link para a respectiva inscrição.

Este momento formativo tem como principais destinatários o director de segurança de cada associação e os directores de seguranças dos clubes. Se um determinado clube não tiver nenhum director de segurança, deverá participar um membro da Direcção.

A iniciativa surge pelo facto de a Federação Portuguesa de Futebol estar empenhada em que os clubes cumpram os Decretos-Lei n.º 39/2009 de 30/Julho e 113/2019 de 11/Setembro, que estabelecem o Regime Jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos. A norma, imposta pelo Governo em 2013, está agora a ser implementada nos campeonatos nacionais não profissionais e coloca aos clubes a obrigatoriedade de nomearem um elemento como gestor de segurança para cada evento desportivo.

No entender do Governo, o gestor de segurança é uma pessoa responsável pela realização de qualquer evento desportivo de um clube e tem funções como a organização da entrada e saída de adeptos, o programa de evacuação de espectadores e as regras de estacionamento, entre outras.

Depois da ordem do Governo, que foi posta em marcha nos jogos da I e II Liga da época passada, é agora a vez dos clubes dos campeonatos não profissionais também a adoptarem.


 

Cristina Silveira