Depois de, no passado mês de Maio, ter alcançado o primeiro lugar na classificação intermédia nacional de árbitros da Categoria C4, atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e que envolveu 66 árbitros de 22 Associações de Futebol do País, Vasco Almeida voltou a destacar-se, tendo sido o número um entre os 20 melhores de Portugal que acabam de ascender à Categoria C3. De realçar que este juiz da Associação de Futebol da Horta (AFH) é o único árbitro açoriano a possuir tal classificação, passando agora a integrar o grupo dos 25 árbitros da Categoria C3 dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol.

A ascensão à Categoria C3 permite arbitrar jogos da Liga 3 e da Liga Revelação, fazendo de 4º árbitro em jogos das competições profissionais, ou seja, I e II Ligas.  

Natural da ilha de São Miguel, onde desenvolveu grande parte da sua carreira, Vasco Cabral Almeida passou a arbitrar pela AFH desde 2017/2018, tendo iniciado essa época como Árbitro do Distrital na Categoria C3.  

Nascido numa família com um grande historial na Arbitragem, eram dez os elementos ligados a esta área, onde se inclui o irmão, tios e primos. Portanto, foi com naturalidade que este jovem micaelense, actualmente com 31 anos, seguiu as pisadas familiares e começou a ser juiz aos 14 anos de idade.

 

 

Cristina Silveira