Decorre de 17 de setembro a 6 de outubro o curso de formação de Treinadores de Desporto, de Grau II, na componente de Formação Geral. Os 28 formandos iniciam esta semana o curso de 63 horas.  

A componente curricular incide com maior carga horária em Teoria e Metodologia do Treino de Desporto, na Pedagogia do Desporto e na Fisiologia do Exercício. As restantes temáticas passam pela Psicologia do Desporto; Ética e Deontologia Profissional; Luta contra a Dopagem, Biomecânica do Desporto; Nutrição, Treino e Competição; Traumatologia do Desporto e Desporto para Pessoas com Deficiência.

As sessões decorrerão nos Serviços de Desporto da ilha do Faial e através da plataforma Clickmeeting, esta última para os formandos que não sejam residentes na ilha Azul. Nota para dois dos formandos serem faialenses, oito das Flores e 18 oriundos da ilha do Pico.

Este curso culmina com a atribuição de um Certificado de Qualificações por componente de formação geral, com utilidade para todas as modalidades coletivas. O formando, caso seja aprovado, poderá posteriormente ingressar na componente específica de Futebol ou Futsal, aquando da abertura das inscrições.

 

Onze dirigentes acrescentam competências e conhecimentos

Começa a 18 de setembro o curso de Formação Inicial de Dirigentes, integrado na oferta formativa da Portuguese Football School (PFS) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).  Ao longo de 180 horas os participantes entrarão em contacto com boas práticas e informações relevantes nas mais diferentes áreas subjacentes ao desenrolar do dirigismo desportivo.

Encontram-se inscritos 11 dirigentes da AFH: oito do Faial, dois do Pico e um das Flores.

O curso de Formação inicial de Dirigentes, equivalente a sete unidades de crédito (ECTS), arrasta-se por 15 módulos que vão da organização e gestão ao planeamento, da liderança à fiscalidade, passando pela arbitragem, disciplina, ética no futebol, tecnologia e integridade no futebol, por exemplo. É obrigatória a presença em 75% das sessões bem como aproveitamento no trabalho final, sendo que só após a aprovação será atribuído um certificado que confirma a participação.  Este programa termina a 8 de janeiro, após 15 sessões.

Além dos dirigentes de clubes participantes em provais nacionais ou regionais de futebol, futsal e futebol de praia, o curso é também aberto a dirigentes que já não se encontrem em funções ou a quem procure ganhar conhecimentos esta área.