Novembro + Futebol Feminino x Vontade = FIFA Academy. É uma equação simples esta que explica o surgimento do Centro de Treinos de Futebol Feminino na AFH. No dia 5 de novembro decorreu o primeiro treino, no complexo desportivo Manuel de Arriaga, e ao segundo o número de atletas participantes alcançou a primeira dezena.

Toda as raparigas nascidas entre 2005 e 2007 são convidadas a participar, bem como as jovens que pretendam aumentar os seus dotes futebolísticos mas não tenham nascido nestas datas.

Segundo o Gabinete Técnico da AFH o objetivo desta Academia passa por conseguir formar uma seleção distrital de sub14 e aumentar o número de praticantes do sexo feminino na zona de influência da Associação. O Torneio Interassociações de Futebol Feminino sub14 joga-se entre 8 e 12 de abril, esta época.  
               Além disso, a FIFA Academy quer a criação de mecanismos de captação e recrutamento para que daqui por três anos haja possibilidade de lançar a seleção sub17 da AFH em futebol feminino.

Para isso existe uma aposta na parceria com autarquias e o desporto escolar, ambicionando-se num futuro próximo levar a modalidade às raparigas de todas as ilhas sob égide da AFH.

O FIFA Academy é um projeto piloto da entidade máxima do futebol mundial, que escolheu Portugal para implementar a iniciativa.

Portugal foi o escolhido com base no crescimento que a modalidade tem tido no género feminino e na clara melhoria na organização, aumento de quadros competitivos e nos resultados recentes das nossas equipas e seleções nacionais.