A avaliar pelo ‘feedback’ de Marisa Santiago e Fernando Teixeira, dois Treinadores de Futsal da ilha Montanha, a formação do último fim-de-semana não podia ter sido melhor. O mérito vai direitinho para Ricardo Lemos Rodrigues Saldanha de Azevedo, Treinador Nacional de Futsal, que foi o formador desta acção, uma iniciativa da Associação de Futebol da Horta (AFH), que não teve qualquer custo para os inscritos.

Esta Formação Contínua Específica de Futsal debruçou-se sobre a temática “Da Análise ao Jogo - Observação, Planeamento, Princípios e Fundamentos” e decorreu de 07 a 09 do corrente, na vila das Lajes do Pico.

Contactada pelo Departamento de Comunicação e Marketing da AFH, Marisa Santiago foi bastante efusiva ao ser convidada a partilhar a sua opinião sobre este momento formativo. “Foi muito útil e posso dizer mesmo que foi a melhor formação até hoje!” E quando se pergunta porquê, a resposta sai pronta: “Pelo conteúdo! Foi-nos transmitido o básico do Futsal, mas com uma visão mais à frente e numa perspectiva mais fácil. Há coisas que eu já sabia, mas a forma como foram ditas foi muito diferente e esclarecedora!”

Foram os exemplos do pai e do irmão, ambos jogadores de Futebol (tendo o irmão defendido as cores do Fayal Sport) que levaram Marisa a ganhar o gosto por este desporto, ainda em criança. Durante 13 anos integrou a equipa de Futsal dos Bombeiros da Madalena, tendo sido atleta federada ao longo de 9 anos.


Marisa Santiago (ao lado de Eduardo Pereira, Presidente da AFH) foi distinguida na Gala AFHorta - 89º Aniversário, como a Melhor Treinadora de Futsal Feminino (Juniores -Futebol Clube da Madalena), realizada em Novembro de 2019, na Madalena do Pico


Quando decidiu que era chegada a hora de “arrumar as botas” enquanto jogadora, encontrou na missão de Treinadora a forma de continuar ligada à modalidade, com a oportunidade de ensinar aos outros aquilo que sabe. E confessa que gosta de ser Treinadora, mas não esconde que “é um bocadinho difícil”, por considerar que “é mais fácil aprender do que ensinar”. Quanto à sua integração num espaço ainda muito masculino, sublinha que foi “bem aceite”.

Marisa Alexandra Alves Rosa Santiago tirou o Curso de Treinadora de Futsal há 2 anos. Logo a seguir fez o Estágio de 1 ano no Madalena, treinando as Juniores. Esta Temporada é Treinadora do Escalão de Traquinas (Femininas) no Boavista de São Mateus e Adjunta de Fernando Teixeira, das Iniciadas, no mesmo Clube. 

A componente prática desta Formação foi feita com a equipa do São João.

Da esquerda para a direita: Fernando Teixeira (Formando), Marisa Santiago (Formanda), Ricardo Azevedo (Formador, segurando a faixa identificativa do Clube Desportivo de São João do Pico) e Rute e Luís Aço (Formandos e, simultaneamente, a alma do São João)


Fernando Teixeira dispensa apresentações, sendo uma figura sobejamente conhecida no mundo desportivo, se tivermos em conta que há mais de 30 anos se dedica de corpo e alma ao Futebol e também ao Futsal. A paixão pelo desporto sobressai no seu modo de falar e o balanço extremamente positivo que faz a este momento formativo fica bem patente no seu testemunho: “Foi a melhor formação que fiz e a que mais gostei até hoje! O Formador é muito competente e tem muita paciência. Ele sabe e tem uma maneira de expôr diferente de todos os outros, sendo mais directo. É muito sociável e demonstra sempre interesse em saber o nosso ‘feedback’. Não chega ali e debita conteúdos. Preocupa-se em saber se compreendemos. Vai aos pormenores. Aprendi pormenores que fazem toda a diferença, que fazem a tal diferença. Abordou pormenores que revelam experiência no terreno. Eu gostei muito!

Já tinha feito uma formação de guarda-redes com ele, o que significa que já o conhecia. O Futsal está a evoluir e eu gosto de evoluir e o Ricardo tem um método de treino muito bom”. 

 

“As pessoas do Pico não sabem a sorte que têm por poderem usufruir de formações à borla”

 

Apesar de dizer e reafirmar que o Futebol e o Futsal não passam de um ‘hobby’, que só o leva a perder, não ganhando nada, Fernando Teixeira vai a todas as formações e garante estar disponível para tudo o que surgir, estando actualmente empenhado em tirar o Nível II, constituindo, pela sua postura e trabalho, um verdadeiro exemplo de dedicação, empenho e determinação no amor à camisola. “As pessoas que estão no Pico não sabem a sorte que têm em poderem beneficiar destas formações à borla. Nota-se que não têm noção de quão dispendiosas são e não aproveitam estas oportunidades para se formarem e evoluírem! Estou na Madalena, mas não me importei nada de ir fazer esta formação às Lajes e não o fiz a pensar nos créditos, uma vez que não preciso dos mesmos. Gostava de frisar que não é o Curso que faz de alguém treinador, pois alguns nunca o vão ser, ainda que possuam o 4º Nível. Quem não tem vocação e capacidade de liderança nunca vai chegar lá, tendo em conta que num treinador é obrigatório haver aptidões e ironicamente muitas vezes os que ganham mais são os que têm menos competência”.


Fernando Teixeira (ao lado de Eduardo Pereira, Presidente da AFH) foi distinguido na Gala AFHorta - 89º Aniversário, como o Melhor Treinador de Futsal Feminino (Seniores -Futebol Clube da Madalena), realizada em Novembro de 2019, na Madalena do Pico


E a propósito de Marisa Santiago e do seu percurso, revela: “A Marisa, que também fez esta formação, foi minha jogadora há 8/9 anos. É muito dedicada! Fomos campeões no Madalena durante 7 épocas. Mas primeiro comecei no Futebol Clube da Madalena com os rapazes e também conquistámos o título de campeões durante 2 temporadas. Quando me meto nas coisas é para ganhar e aplico-me a sério. Ambos demos muito ao Madalena”.


Mister Fernando Teixeira e Marisa Santiago com a equipa do Boavista de São Mateus


Fernando José Andrade Teixeira é um viciado em Futebol e Futsal, o que explica todo o trabalho pro bono que leva a cabo em prol destas duas modalidades na ilha do Pico, dando de si, do seu tempo e do seu dinheiro, levando o próprio equipamento.

O “bichinho” nasceu quando era ainda miúdo, por influência directa do vizinho, Orlando Duarte, em Alcântara, que foi seu Treinador logo aos 8/9 anos e que anos mais tarde veio a ser Seleccionador Nacional de Futsal.

Há mais de 20 anos que está ligado ao Futebol de 11 no Futebol Clube da Madalena, tendo sido Jogador, Capitão e Treinador, dando e recebendo muitas alegrias ao longo do seu recheado palmarés. “Como esta Época o Madalena não tem equipa de Futsal, estou no Boavista a treinar Iniciadas, mas revela-se uma missão difícil, se tivermos em conta que tenho 8 atletas que nunca tinham jogado, além da falta de apoio por parte de alguns dirigentes. É lamentável que o apoio dos Clubes se direccione sempre e só para os Seniores Masculinos, em detrimento das camadas jovens e do sector Feminino, que se esforçam bastante e são o futuro. O que interessa no Pico é só Seniores Masculinos de Futebol. Tudo o resto é paisagem. Não há uma valorização de conjunto, o que chega a ser desmotivante. Mas, ainda assim, o Futsal está bem implantado no Pico, ilha que já teve 5 equipas Femininas, e no Faial também havia algumas. Contudo, a modalidade está a ressurgir e há muita gente interessada”.


 

Texto: Cristina Silveira

Paginação: André Silva