Fernando Gomes formalizou, esta sexta-feira, dia 05, a entrega das listas candidatas aos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para as eleições de 10 de Julho. 

Esta é a terceira vez consecutiva que Fernando Gomes concorre à liderança da FPF e a segunda que Eduardo Pereira, Presidente da Associação de Futebol da Horta (AFH) integra a lista do mais alto Responsável pelo Futebol português, no cargo desde Dezembro de 2011. De realçar que nesta lista, a AFH está ainda representada por Marco Silva, actual Presidente do Conselho de Arbitragem.

Hélder Postiga, antigo internacional português, é um dos directores do elenco de Fernando Gomes, cuja Direcção volta a contar com Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Pedro Pauleta, José Couceiro, Pedro Dias, Mónica Jorge e Rui Manhoso.

“Decidi recandidatar-me à Presidência da FPF para o quadriénio 2020/2024. Faço-o após uma reflexão que decorreu nos últimos meses, porque entendi que devo prosseguir o processo de transformação a que a instituição se sujeitou nos anos mais recentes”, anunciou em declaração o Presidente do organismo de cúpula do Futebol português.

Fernando Gomes, de 67 anos, licenciado em Economia, cumpre o segundo mandato depois de ter concorrido, sem oposição, às eleições de 04 de Maio de 2016, alcançando 92% dos votos, e de ter sido eleito pela primeira vez a 10 de Dezembro de 2011, ao derrotar Carlos Marta por 10 votos (46 contra 36), sucedendo a Gilberto Madail na Presidência da FPF.

“Com o mesmo sentido de missão do primeiro dia, apresentarei as linhas orientadoras para essa candidatura durante o primeiro trimestre do ano”, revelou Fernando Gomes.

 

Eduardo Pereira lançou desafio em 2019

 

E a propósito, memore-se que já em Novembro de 2019, por altura da Gala AFHorta - 89ºAniversário, decorrida no Auditório Municipal da Madalena do Pico, o Presidente da Associação de Futebol da Horta havia desafiado Fernando Gomes a recandidatar-se a um terceiro mandato à frente da Federação Portuguesa de Futebol, dando conta do apoio unânime que tinha sido manifestado pelas Associações Distritais e Regionais de Futebol do país numa Sessão Plenária realizada, um dia antes, na ilha do Faial. “Essa é a nossa vontade, porque nos revemos nesta forma séria e empenhada de trabalhar. Seria muito bom podermos continuar a sentir este carinho e esta vontade de colaborar com as associações para podermos prosseguir este percurso para os próximos anos. As associações precisam deste apoio e desta sensibilidade relativamente ao associativismo”, destacou, na altura, Eduardo Pereira. E já nessa noite festiva (02 de Novembro), o Presidente do organismo que rege o Futebol português admitiu publicamente que a sujeição a uma recandidatura era “uma possibilidade”, embora ainda não tivesse tomado essa decisão. E acrescentou: “Afirmo que na altura apropriada este apoio da AFH e das associações aqui representadas, assim como o apoio que os diversos sócios federativos sempre demonstraram pela actual equipa federativa ao longo de muitos anos e nas mais variadas ocasiões será, porventura, decisivo do caminho que decidir escolher. Ovosso apoio não me é indiferente”.

Recorde-se que antes de assumir a Presidência da FPF, Fernando Gomes liderou a Liga de Clubes de Basquetebol, foi Dirigente do Futebol Clube do Porto entre 1994 e 2010, e presidiu à Liga Portuguesa de Futebol Profissional entre 2010 e 2011.

 

Benfica, Porto e Sporting apoiam recandidatura

 

Os presidentes do Benfica, Porto e Sporting assumiram publicamente o apoio à recandidatura de Fernando Gomes à Presidência da FPF.

Luís Filipe Vieira, Presidente do Benfica, enalteceu o “notável trabalho realizado por Fernando Gomes e a sua equipa à frente da FPF”, considerando que é algo que “merece um justo e unânime reconhecimento”.

A mensagem de Luís Filipe Vieira, intitulada “Mérito e Reconhecimento”, manifesta, “de forma inequívoca, o apelo e apoio público à sua recandidatura para um terceiro mandato”, justificando-o com “o rigor e a profissionalização da sua estrutura, a isenção que tem pautado a sua relação com os clubes, os extraordinários e os inéditos resultados desportivos obtidos pelas diferentes selecções”.

O líder encarnado assinalou “os mais consagrados títulos de campeões europeus e vencedores da Liga das Nações, as conquistas e troféus alcançados nos escalões mais jovens de Futsal ou Futebol de Praia e a expansão do Futebol Feminino, além da construção da Cidade do Futebol, em Oeiras, a promoção da modalidade e a criação do canal televisivo 11”.

Luís Filipe Vieira Vieira aponta, igualmente, “a importância crescente bem como a presença de dirigentes e quadros da FPF nos órgãos de topo dos principais organismos internacionais do Futebol mundial e europeu”.

 

“A FPF é a locomotiva do Futebol português que necessita da experiência e do saber do Dr. Fernando Gomes”

 

Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, elogiou o líder federativo, salientando que “tem uma carreira longa e de sucesso no mundo desportivo, tendo-se destacado em todos os cargos que ocupou pela competência e pela obtenção de resultados”.

“O reconhecimento internacional do seu trabalho é a prova de que tem todas as condições para continuar a liderar a FPF”, corroborou Pinto da Costa.

O líder dos dragões justificou o apoio no reconhecimento das qualidades necessárias a um dirigente desportivo: “Estuda bem os assuntos sobre os quais tem de tomar decisões, é capaz de conceber e implementar projectos inovadores e consegue normalmente alcançar os objectivos a que se propõe”.

“Durante os mandatos do Dr. Fernando Gomes, a FPF tornou-se uma instituição mais prestigiada a vários níveis. O sucesso desportivo das selecções nacionais, a gestão equilibrada e o desenvolvimento do património da FPF têm a marca indelével de um dirigente habituado ao sucesso há muitos anos”, reforçou o presidente azul e branco.

Pinto da Costa enaltece, também, a continuidade da modernização do Futebol português, reconhecendo que “o trabalho está longe de estar concluído. Conheço-o bem e sei que nunca deixa o trabalho a meio e por isso estou ao seu lado e apoio a recandidatura a um novo mandato. A FPF é a locomotiva do Futebol português que necessita da experiência e do saber do Dr. Fernando Gomes, a quem apoio na sua decisão de recandidatura”.

“Como atleta e como dirigente, fosse em que modalidade fosse, o Dr. Fernando Gomes afirmou-se muitas vezes como um campeão. É de campeões que o Futebol português precisa para ser cada vez melhor e mais credível”, rematou Pinto da Costa.

 

“Sob a liderança do Dr. Fernando Gomes, a FPF escreveu uma das páginas de maior glória do Futebol Nacional”

 

“Por todo o trabalho que tem sido realizado de forma transversal e em diversas áreas, o Sporting vê com enorme optimismo e entusiasmo a recandidatura do Dr. Fernando Gomes para Presidente da FPF, em quem deposita elevada esperança no contínuo melhoramento do Futebol nacional e na sua intransigente defesa junto de todas as instâncias nacionais e internacionais”, frisou Frederico Varandas, Presidente do Sporting Clube de Portugal.

O líder leonino sublinhou que o Clube “reconhece, valoriza e apoia quem lidera com competência e rigor”, recordando que “nos últimos anos, sob a liderança do Dr. Fernando Gomes, a FPF escreveu uma das páginas de maior glória do Futebol Nacional, com a conquista do Campeonato da Europa em 2016 e da Liga das Nações em 2019, entre muitas outras vitórias”.

 

 

DIRECÇÃO:

Presidente: Fernando Gomes

Efectivos: Hélder Postiga, Humberto Coelho, João Vieira Pinto, José Alberto da Costa Ferreira, José Couceiro, Mónica Jorge, Pedro Pauleta, Pedro Dias e Rui Manhoso

Suplentes: Júlio Vieira, Rui Marote, Joaquim Evangelista, José Pereira de Oliveira, Jesualdo Ferreira e Eduardo Pereira

 

MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL:

Presidente: José Luís Arnaut

Vice-Presidente: José Bento Freire Pinto

Secretário: João Correia de Oliveira

Suplentes: Mónica Josefa Leal Fagundes Gomes e Joaquim António Matias

 

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Ernesto Ferreira da Silva

Vice-Presidente: Elísio Carneiro

Vogal: José António Matias Araújo

Suplentes: Paulo Manuel Carvalho da Silva e Paulo Jorge Fonseca de Oliveira

 

CONSELHO DE DISCIPLINA:

Presidente: Cláudia Santos

Secção Profissional: Maria José Carvalho de Almeida (Vice-Presidente), Vasco José da Silva Cavaleiro, Isabel Alexandra Duarte Perfeito Lestra Gonçalves, José Maria Coutinho de Almeida, Marta de Sousa Nunes Vicente e João Manuel Gouveia de Caires

Suplentes: Ana Raquel Oliveira Pereira da Conceição, João Augusto Pinheiro dos Santos Gonçalves e Hélder Manuel Cabral Borges

Secção não Profissional: Pedro Rafael Coelho Simões (Vice-Presidente), Tito Jorge Quintela Crespo, Leonel Santos Gonçalves, Tiago Manuel Coelho Magalhães, Alexandre Quaresma Francisco Leal Amado e Nuno Miguel Magalhães de Almeida

Suplentes: Rui Miguel Fidalgo Correia, Sandro Filipe Rosa Leitão Macedo e João Paulo Pedrosa Linhares

 

CONSELHO DE JUSTIÇA:

Presidente: Luís Verde de Sousa

Vice-Presidente: Carlos Alberto Veiga Moura Alves, José Júlio Gram Azevedo Moreira,

Ana Filipa dos Santos Morais Antunes, Henrique Pedro Vilhena Valente Rodrigues da Silva, António Sérgio Coelho de Matos, Vítor Guilherme de Matos Filipe

Suplentes: Vítor Manuel Pereira Carvalho, Pedro Miguel Matias Pereira, Ricardo Jorge de Pinho Tavares e Fernando de Oliveira Simão

 

CONSELHO DE ARBITRAGEM:

Presidente: José Fontelas Gomes

Secção Profissional: João Francisco Lopes Ferreira (Vice-Presidente), Bertino Miranda e Ricardo António Gomes Duarte

Suplentes: Carlos Jorge da Silva Amado e Luís Manuel de Almeida Martins Pais

Secção não Profissional: Paulo Costa (Vice-Presidente), João Manuel Simões da Rocha, Jorge Manuel Farinha Nunes e Ana Raquel Brochado

Suplentes: Sérgio Filipe Grade de Sousa e Berta Tavares

Secção de Classificações: Lucílio Baptista (Vice-Presidente), Albano Rocha Fialho e Pedro Miguel Costa Nunes Portugal

Suplentes: Luís Alberto Duarte Ferreira e Marco Paulo Cunha da Silva.


 


Cristina Silveira