No escalão de Seniores, arrancam em Outubro as competições de Futebol e Futsal, relativas à época de 2020-2021, nos Clubes de abrangência da Associação de Futebol da Horta (AFH), designadamente Faial, Pico, Flores e Corvo.

Nesta nova temporada, a AFH conta, em Seniores, com 4 equipas de Futebol que irão disputar o Campeonato Faial/Pico e que são: Angústias Atlético Clube (AAC), Futebol Clube dos Flamengos (FCF), Associação de Veteranos - Clube Recreio Fraternidade de Castelo Branco (AV - CRF), todas da ilha do Faial; e o Futebol Clube da Madalena (FCM), da ilha montanha. Destaque para o surgimento de uma nova equipa, no Faial, que vem, de alguma forma, minimizar o desaparecimento das formações dos Cedros (Faial) e do Lajense (Lajes do Pico).

Relativamente ao Futsal, e também em Seniores, serão 8 as formações em prova no período competitivo que se aproxima. O Pico apresenta três equipas: Clube Desportivo de São João (CDSJ), Grupo Desportivo da Piedade (GDP) e União Desportiva Calhetense (UDC); as Flores têm duas equipas: Boavista Sport Club (BSC) e Futebol Clube de Ponta Delgada (FCPD); e o Corvo – Clube Desportivo Escolar do Corvo – CDEC – mantém as suas três turmas: A, B e C.

No que concerne ao Futebol Sénior, está previsto os jogos começarem no dia 04 de Outubro (domingo próximo) e no Futsal Sénior, a partir da semana seguinte.

O Gabinete de Comunicação e Marketing da AFH conversou com os Presidentes de todos estes Clubes, que revelaram as suas expectativas para a nova temporada, desejando todos que seja melhor do que a anterior – foi muito penalizada a todos os níveis – sempre dentro do cumprimento das regras sanitárias estabelecidas.

 

 

“Temos a ambição de ser Campeões”


Luís Garcia, Presidente do Futebol Clube dos Flamengos (FCF) - Futebol - Faial


“Estamos a preparar esta nova época num contexto de grande incerteza e indefinição face ao contexto pandémico em que vivemos. O início de qualquer época é sempre um período de grande trabalho para os Clubes, mas o começo desta está a ser particularmente trabalhoso e muito desgastante.

Apesar disso, o Futebol Clube dos Flamengos (FCF), no escalão de Seniores, preparou uma equipa para disputar todas as provas. Portanto, temos a ambição de ser Campeões na época de 2020-2021, apresentando uma equipa sénior competitiva.

Sendo o FCF um clube que dá primazia à formação, contamos com atletas inscritos em todos os escalões, sempre com o intuito de desenvolver e reforçar esta aposta.

O facto de termos sido classificados, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), como escola de futebol certificada com 2 estrelas, só nos dá força e incentivo para continuarmos a consolidar este rumo que temos vindo a seguir, que passa, em muito, por reforçar esta aposta nos escalões de formação.

No que concerne à temporada passada, posso dizer que foi altamente penalizada em termos desportivos e financeiros. Costumávamos ter um Verão recheado de actividades que nos permitiam arrecadar receitas para equilibrar o resto da época. O cancelamento de tudo o que estava programado nesse sentido vem condicionar fortemente aquilo que será esta nova época.

Embora a Direcção Regional do Desporto (DRD) tenha, e bem, mantido os apoios dos contratos-programa da formação como se a época de 2019/2020 tivesse chegado ao fim, a verdade é que os clubes se debatem com muitas dificuldades no sentido de gerirem tudo o que são encargos, os quais não desapareceram nem diminuíram neste cenário de crise pandémica. Pelo contrário, os Clubes também tiveram de fazer investimentos para cumprirem todas as regras exigidas no âmbito da Covid-19.

Aproveito para fazer um apelo às entidades públicas – Governo e Autarquias – para que, dentro do enquadramento de apoios criado para as empresas e instituições, a situação dos clubes desportivos e outras agremiações também seja enquadrada e apoiada, caso contrário a actividade desportiva, que sofreu um forte abanão, poderá estar comprometida.

Dentro das normas estabelecidas, há regras apertadas entre outras no que diz respeito ao transporte dos atletas e à utilização dos balneários. Neste contexto, realço a importância da participação e do envolvimento dos pais no sentido de todos juntos conseguirmos ultrapassar, em segurança, esta fase, não descurando um ponto essencial que é: além de formarmos desportistas também formamos cidadãos. Se em todas as épocas o envolvimento dos pais é essencial, nesta essa participação é absolutamente crucial e insubstituível para conseguirmos desenvolver o nosso trabalho de formação”.

 

“Achamos que irá ser uma temporada muito interessante”

Luís Medeiros, Presidente do Angústias Atlético Clube (AAC) - Futebol - Faial

“Relativamente à época de 2020/21, esperamos que a mesma decorra da melhor forma possível dentro de todas as condicionantes que existem neste momento devido à pandemia. Achamos que irá ser uma temporada muito interessante e obviamente que é de louvar o esforço por parte das gentes de Castelo Branco em abrir o escalão de seniores, o que vem compensar, um pouco, a falta dos outros dois que infelizmente encerraram, o que esperamos seja temporário nesse mesmo escalão.

De louvar, também, o esforço da Associação de Futebol da Horta, que tudo fez para iniciar as provas de forma segura dentro dos possíveis exigidos.

Pedimos a todas as pessoas que cumpram as regras impostas em cada campo e por cada clube, porque só assim é que teremos garantias de que os esforços de todos foram compensados.

Relativamente à época transacta, não correu da forma que estávamos à espera. O plantel quase todo novo, com caras diferentes e um treinador com outras qualidades, eram aspectos que poderiam ter trazido mais valias, mas derivado a situações alheias a nós, foi ficando muito complicado gerir e animar o plantel. Depois, claro, aconteceu aquilo que ninguém estava à espera, apanhando tudo e todos de surpresa, levando, inclusive, à interrupção de todas as provas. Obviamente que nenhum clube estava preparado para o que aconteceu, por isso as dificuldades foram enormes para nos mantermos de pé. De qualquer forma, esperamos que esta nova época corra da melhor forma possível e que não haja novamente interrupções”.

 

 

“O nosso maior desejo passa por ver o povo Albicastrense a apoiar a equipa em campo”

Mário Silva, Presidente da Associação de Veteranos do Clube Recreio Fraternidade (AV - CRF) de Castelo Branco - Futebol - Faial


“As nossas expectativas são boas. Estamos muito entusiasmados com o regresso do futebol (mesmo com as regras da Covid-19). É muito bom estar de volta! A nossa equipa surgiu do nada. Nós, Associação de Veteranos do Clube Recreio e Fraternidade, da freguesia de Castelo Branco, já havíamos comentado sobre isso, mas nunca avançámos com a ideia por ser muito difícil. Novamente em conversa com o Sr. Eduardo Pereira, Presidente da AFH, surgiu a oportunidade e cá estamos para uma “aventura nova”.

O nosso maior desejo passa por ver o povo Albicastrense a apoiar a equipa em campo, porque há muitos anos aderia bastante ao futebol e nós, AV- CRF, esperamos que isso volte a acontecer, pois é fundamental contar com a presença dos adeptos.

Não foi fácil organizarmos o plantel, atendendo a que começámos muito tarde e sem jogadores, mas, mesmo assim, conseguimos dar a volta e já temos um bom grupo de jogadores e muito bom ambiente em tão pouco tempo.

A nossa equipa não é formada por Veteranos, mas, sim, por jogadores Seniores, tendo todos já praticado futebol. Somos uma Associação de Veteranos no seio da qual nasce uma equipa de Seniores por nós organizada, mas também temos outra equipa: os Veteranos!

 

Sem o apoio do Sr. Eduardo Pereira não teria sido possível seguirmos em frente

 

Gostaria de agradecer ao Sr. Eduardo Pereira pela ajuda, tempo, esforço e dedicação empregues na criação deste projecto e realçar que sem ele nenhum de nós conseguiria seguir em frente, uma vez que não temos experiência nesta área. O Sr. Eduardo Pereira tem sido incansável!

Quero, também, agradecer à nossa Junta de Freguesia que tem apoiado os Veteranos e agora igualmente a nossa equipa de Seniores e sublinhar que sem essa ajuda não teria sido possível formarmos este grupo.

Dirijo uma palavra de grande apreço aos nossos patrocinadores que nos ajudam muito, designadamente: Junta de Freguesia de Castelo Branco, Fernando Pacheco, Tecniaçores e LOS.

Um agradecimento muito especial à Direcção da Associação de Veteranos do Clube Recreio e Fraternidade, que tem sido incansável, estando sempre disponível. Grande Grupo!

Naturalmente que o agradecimento é extensivo ao nosso Mister Edmundo e aos nossos jogadores que não nos conheciam, visto que depois de tantos anos fechados reabrimos as nossas portas, porque eles acreditaram em nós e cá estamos de volta para dar corpo a este projecto desportivo”.  

 

 

“Os nossos planos passam por ir fazendo jogo a jogo e ganhar”

José Rodrigues, Presidente do Futebol Clube da Madalena (FCM) - Futebol - Pico

“Arrancamos nesta nova temporada com escalões em todas as categorias da formação, sendo nossa pretensão manter e melhorar esta aposta.

Nos Seniores, temos uma equipa melhorada em relação à época passada, contando com mais jogadores formados no Clube, caminho que queremos continuar a seguir. Tínhamos investido em 2019/2020 e agora em 2020/2021 será dada continuação ao que vínhamos fazendo. No ano passado estávamos a pensar alto e conseguimos juntar um bom grupo, o que foi difícil mas estávamos em 1º lugar e de repente tudo ficou inviabilizado. Foi uma época nula. Por isso, seria muito bom que esta chegasse ao fim. Perante a imprevisibilidade que vivemos, os nossos planos passam por ir fazendo jogo a jogo e ganhar, claro”.

 

 

“O nosso objectivo é sermos Campeões de Ilha e subir à Série Açores”

Nuno Teixeira, Presidente do Grupo Desportivo da Piedade (GDP) - Futsal - Pico

“O nosso objectivo para a Época de 2020/2021 é sermos Campeões de Ilha e subir à Série Açores. No entanto, temos consciência de que esta vai ser uma meta mais difícil de alcançar este ano, uma vez que o Campeonato se encontra mais equilibrado. E isso deve-se ao aparecimento de uma nova equipa e ao facto de o São João ter reforçado bastante o plantel. Mas vamos continuar a dar o nosso melhor, como sempre fizemos.

Estamos todos apreensivos e na expectativa, pois tudo o que está programado de repente pode ser alterado devido à pandemia. Contudo, acredito que se formos organizados e disciplinados esta temporada pode correr bem. Nesse sentido, é indispensável que todos cumpram as regras emanadas pela Autoridade de Saúde. É melhor assim do que não haver Campeonato. A vida não pode parar. Portanto, nós é que temos de aprender a viver nesta nova realidade. Houve uma paragem obrigatória, mas agora que temos informação e conhecimento há que seguir os procedimentos instituídos com o intuito de minimizar o contágio.

Relativamente à época anterior, já disse e reafirmo que o Grupo Desportivo da Piedade foi a equipa de Futsal mais penalizada da Associação de Futebol da Horta. Na altura em que as competições foram interrompidas, estávamos em 1º lugar no Campeonato, que não terminou, e como o título estava em aberto compreendemos o facto de não termos sido declarados campeões. Contudo, nunca concordámos com a subida do Minhocas, das Flores. Sempre defendemos, tal como aconteceu com o clube da ilha do Corvo, que havia condições para realizar o jogo de subida à Série Açores.

Os Campeonatos de Futsal da AFH realizados no Pico, nas Flores e no Corvo são distintos uns dos outros, decorrendo em realidades muito diferentes. Não estamos a falar de um Campeonato único, mas de três realidades distintas. Sabemos que a Associação de Futebol de Ponta Delgada permitiu que fossem realizados jogos para apuramento e consequente subida à Série de Açores. Na AFH deveria ter acontecido o mesmo. Já discuti tudo isto com o Presidente da Associação de Futebol da Horta, pelo que não é um assunto novo nem desconhecido.

Ainda por cima, a época passada foi aquela em que mais investimos, com a contratação de um treinador de fora dos Açores. E perante o sucedido – tanto com a pandemia como perante a decisão da AFH – não tivemos qualquer retorno relativamente ao investimento feito. Naturalmente que quando tomámos esta decisão foi na expectativa de haver retorno. E devo sublinhar que estava tudo a correr conforme o planeado antes do surgimento da Covid-19, pelo que esta situação nos deixou sem chão. Vamos pensar que agora será possível ir recuperando, aproveitando a motivação e a garra dos atletas nesta nova temporada, que não se prevê fácil em nenhum aspecto”.


“Esta nova temporada está a iniciar-se de forma atípica”

Luís Aço, Presidente do Clube Desportivo de São João (CDSJ) - Futsal - Pico

“A época 19/20 iniciou-se com a normalidade prevista, com objectivos e metas traçadas. Infelizmente, a Covid veio interromper todo o trabalho planeado, tendo terminado inesperadamente, deixando equipas técnicas e jogadores desolados.

Esta nova temporada está a iniciar-se de forma atípica, limitando o funcionamento normal da actividade desportiva e sabendo nós que a qualquer momento tudo pode ser interrompido, daí que iremos planear a curto prazo, sendo os objectivos os mesmos de sempre”. 

 

 

“Espero que a época de 2020/2021 seja melhor do que a anterior”

Daniel Freitas, Presidente do União Desportiva Calhetense (UDC) - Futsal - Pico

“Este ano temos duas equipas de formação e uma sénior. Só a época passada é que não contámos com seniores, mas este ano não foi difícil formar o plantel, que tem dois jogadores de fora. Espero que a temporada de 2020/2021 seja melhor do que a anterior. Uma das minhas preocupações tem a ver com a calendarização de alguns jogos, cuja data de realização poderá não permitir que os jogadores façam um 2º teste antes de jogarem. Um exemplo concreto é o jogo que está marcado para 02 de Janeiro de 2021. Seria bom que só fosse realizado no fim-de-semana a seguir para dar tempo de os atletas de fora fazerem o teste do 6º dia. Numa altura em que todos andamos unidos na batalha contra a Covid-19, seria uma irresponsabilidade não termos em conta a segurança de todos nós. Espero que esta situação seja revista a bem da nossa saúde”.


“O que o FC de Ponta Delgada mais deseja é que esta nova época desportiva chegue ao fim”

João Vieira, Presidente do Futebol Clube de Ponta Delgada (FCPD) - Futsal - Flores

“O que o Futebol Clube de Ponta Delgada, da ilha das Flores, mais deseja é que esta nova época desportiva chegue ao fim, pois só assim poderemos ver concretizado o nosso trabalho e esforço para formar equipas com o objectivo de competirem.
Na actualidade, revela-se muito complicado construir equipas, tanto no escalão de Benjamins como de Seniores, que são os escalões que apresentamos nesta temporada desportiva. O FC Ponta Delgada é um clube que pertence a uma freguesia onde a população é cada vez mais reduzida e por ficar a uma distância considerável da Vila de Santa Cruz das Flores torna-se difícil conseguir atletas, já que estamos a falar de um clube com menos meios à sua disposição.

Nesta época de 2020/2021, o Futebol Clube de Ponta Delgada tudo fará para que a mesma decorra da melhor forma possível, tendo sempre como preocupação máxima o cumprimento das recomendações da Direcção-Geral de Saúde (DGS) e da Associação de Futebol da Horta.

No que diz respeito à época anterior, não decorreu da melhor maneira, tendo em conta que não terminou e que os nossos objectivos ficaram por cumprir, mas a nossa saúde está em primeiro lugar. Houve alguns percalços, mas faz parte, competindo a nós saber ultrapassá-los.

Alguns dos jogos realizados não tiveram equipa de arbitragem, o que trouxe funções acrescidas aos dirigentes dos clubes. Como tal, esperamos que na época de 2020/2021 haja equipa de arbitragem para os jogos, tanto seniores como de formação.

Desejamos a todos muita saúde e protejam-se!” 


“Espero que o Campeonato decorra de forma tranquila”

Pedro Lima, Presidente do Boavista Sport Club (BSC) - Futsal - Flores

Fotografia de: José Feliciano

“Vamos tentar fazer o melhor possível no sentido de ganhar todos os jogos. Nesta temporada, o Boavista Sport Club conta com duas equipas na formação (Infantis) e um novo treinador, o Vítor Rosa, que nos veio ajudar com os mais pequenos. A formação é que nos anima!

Também temos uma equipa de seniores que não é tão boa quanto a do ano passado, a qual sofreu saídas e entradas de jogadores. A ambição é tentar sempre melhorar um bocadinho, sabendo que temos muito para crescer. Obviamente que este cenário se deve, em muito, ao facto de o clube ter estado 12 anos parado. A actividade só foi retomada há 3 anos, quando decidi assumir este projecto. Eu vim para as Flores para jogar futebol profissionalmente e acabei por ficar, mas é complicado manter o Clube, ainda mais numa terra pequena como esta.

Com a subida do Grupo Desportivo “Os Minhocas” à Série Açores, a equipa tem prioridade na utilização do pavilhão, o que condiciona os nossos horários de treino e não só. Naturalmente que o aliciamento dos atletas para jogarem numa 2ª Divisão não é o mesmo de quando se está numa distrital. Contudo, o Boavista está sempre de portas abertas para receber todos aqueles que quiserem praticar a modalidade e ajudar o clube a crescer.

A temporada passada não terminou, mas a realidade é que as dívidas continuaram. Espero que esta seja uma época boa e que o Campeonato decorra de forma tranquila, pois somos apenas duas equipas na disputa pelo título”.

 

 

“Não estamos com muito boas perspectivas devido ao aumento de casos em várias ilhas” 


Daniel Dias, Presidente do Clube Desportivo Escolar do Corvo (CDEC) - Futsal - Corvo


“Devo dizer que não estamos com muito boas perspectivas para esta nova época, uma vez que os casos de Covid-19 estão a aumentar em várias ilhas e, se por acaso tivermos o azar de termos algum caso no Corvo, vamos ter de fechar tudo e ficar em casa. Mas só o tempo dirá o que irá acontecer.

A última temporada acabou a 14 de Março. Já não houve jogos, pois a Direcção Regional do Desporto encerrou o polidesportivo e a Associação de Futebol da Horta cancelou os jogos, devido ao Estado de Emergência.

Tivemos sorte de na época passada não termos caso nenhum”.

 

Fotografias cedidas pelos entrevistados

 

 

Cristina Silveira