Com o intuito de apelar a uma maior consciencialização na prática desportiva, a Associação de Futebol da Horta (AFH) lançou o Projecto “Juntos pelo Futebol”, que já havia sido preparado antes do início da pandemia de Covid-19. Com o retomar da actividade na temporada de 2020/2021, o organismo que tutela o Futebol e o Futsal nas ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo, decidiu implementar o mesmo, tendo o pontapé de saída ocorrido no jogo da 2ª Jornada do Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), realizado este domingo, dia 11, entre o Fayal Sport Club (FSC) e o Vitória Futebol Clube (VFC) do Pico. Como tal, a faixa foi exibida pelos jogadores antes do início da partida, decorrida no Estádio da Alagoa.

“Pretende-se que esta faixa circule, tanto quanto possível, pelos campos onde se pratica Futebol e Futsal federado nas 4 ilhas de jurisdição da Associação de Futebol da Horta”, explica o Presidente da Direcção desta instituição, Eduardo Pereira.

A AFHorta associou à sua Campanha as mensagens veiculadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) - (#DeixaJogar) e pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) – (#Respeito), já que todas apelam ao desportivismo e respeito que deve imperar entre os intervenientes do jogo. O desporto tem como objectivos a promoção de boas práticas e exemplos de ‘fairplay’, evitando, assim, a violência, a discriminação, a corrupção e outras questões que em nada abonam o desenvolvimento das diversas modalidades.


Faixa do Projecto "Juntos pelo Futebol"

 


Cristina Silveira