À semelhança do que tem vindo a acontecer, o último fim-de-semana foi bem preenchido com provas, apesar de já estarmos no fim de Junho, o que se justifica numa época desportiva atípica, marcada pela Covid-19. Como tal, sexta, sábado e domingo, dias 18, 19 e 20, o Faial acolheu o Campeonato Regional de Inter-Clubes de Juniores em Futebol, organizado pela Associação de Futebol da Horta (AFH). O Futebol Clube dos Flamengos, do Faial, sagrou-se Campeão perante duas congéneres de peso: Sporting Clube Ideal, de São Miguel; e Sport Clube Angrense, da Terceira.

 

Futebol Clube dos Flamengos - Treinador Edgar Silva: “Foi uma vitória muito suada, (…) pois tínhamos como adversários duas grandes equipas”

 

Em declarações ao Departamento de Comunicação e Marketing da AFH, o Treinador do Futebol Clube dos Flamengos, Edgar Silva, faz o balanço a esta prova, que se desenrolou ao longo de três jogos, no Campo dos Flamengos, tendo os encontros sido transmitidos em directo no Youtube da AF Horta, um trabalho da responsabilidade de André Silva.

“O Regional correu muito bem! Sabíamos que ia ser difícil, mas acreditámos que a vitória estava ao nosso alcance. Treinámos bastante com os Juvenis e o facto de eles terem vindo do seu Regional ajudou muito, na medida em que estavam preparados.

Foi uma vitória muito suada, sobretudo no que diz respeito ao primeiro e segundo jogos, pois tínhamos como adversários duas grandes equipas. E temos de dizer, com frontalidade, que são superiores e por isso a nossa vitória ainda teve um sabor mais especial!

Em campo só tínhamos quatro Juniores. O resto do plantel era formado por Juvenis e todos se portaram muito bem. Acabámos a época em glória. Não posso pedir-lhes mais nada! É pena não haver Nacional este ano, por causa da pandemia, pois eles mereciam. Estão motivados e dispostos a manter o ritmo, mas a verdade é que agora vão ter de parar uns meses até ao início da próxima temporada.

O facto de terem conquistado o título de campeões deixou-os eufóricos e alguns ainda não acreditam que isto aconteceu.

Embora só os tenha treinado esta época, sempre os vi jogar, o que ajuda imenso a conhecê-los.

Tenho de sublinhar a confiança que têm em mim e é preciso ver que três dos quatro Juniores titulares jogaram comigo em Seniores. Isto significa que a diferença de idades não é assim tão grande, mas o respeito é enorme e eles sabem muito bem separar o amigo, do colega e do treinador. É um grupo excelente!”

 

Campeonato Regional Inter-Clubes - Juniores - Futebol - Campo dos Flamengos - Resultados:

 

- Sexta, 18 de Junho de 2021 - 17h00

SC Angrense: 0 - FC Flamengos: 2

 

- Sábado, 19 de Junho de 2021 - 17h00

SC Ideal: 2 - SC Angrense: 0

 

- Domingo, 20 de Junho de 2021 - 16h00

FC Flamengos: 2 - SC Ideal: 1


Futebol Clube dos Flamengos - Treinador Paul Dias: “Batemo-nos bem (…), mas falta-nos mais momentos competitivos para podermos chegar lá”






Durante estes mesmos dias, decorreu no Municipal de Angra do Heroísmo, na Terceira, o Campeonato Regional Inter-Clubes de Iniciados, em Futebol, organizado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH). Frente a frente estiveram Futebol Clube dos Flamengos, Faial; Sporting Clube Angrense, Terceira; e Grupo Desportivo de São Roque, São Miguel, que levou a Taça.

Paul Dias, Treinador dos Flamengos, deixa as suas impressões sobre esta competição.

“Foi cansativo, atendendo a que fizemos dois jogos seguidos, um dos quais no próprio dia da viagem. Os treinos não foram os desejados, uma vez que seis dos nossos jogadores tinham ido a São Miguel com a Selecção, o que fez com que este grupo só tenha treinado uma semana.

Naturalmente que gostávamos que o resultado tivesse sido outro e pensámos mesmo na vitória, mas os adversários têm mais competição e consequentemente um ritmo maior. Batemo-nos bem e estamos a equiparar-nos à Terceira e a São Miguel, mas falta-nos mais momentos competitivos para podermos chegar lá, apesar de este ano termos sido mais ou menos competitivos.

Para a maioria, esta foi a última prova, embora alguns ainda tenham no seu calendário a participação nos Sub-12.

Foi a primeira vez que treinei este conjunto, que é disciplinado e tem potencial”.

 

Campeonato Regional Inter-Clubes - Iniciados - Futebol - Campo Municipal de Angra do Heroísmo - Resultados:

 

- Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 - 18h00

FC Flamengos: 2 - SC Angrense: 3

 

- Sábado, 19 de Junho de 2021 - 18h00:

GD São Roque: 2 - FC Flamengos: 1

 

- Domingo, 20 de Junho de 2021 - 18h00

SC Angrense: 0 - GD São Roque: 2

 

Grupo Desportivo “Os Minhocas” - Treinador Tiago Fernandes: “A diferença entre as equipas não ficou demonstrada nos resultados”




O Pavilhão Municipal de Santa Cruz das Flores acolheu, este último fim-de-semana (sexta, sábado e domingo), o Campeonato Regional Inter-Clubes de Juvenis em Futsal, organizado pela AFH, tendo sido realizados três jogos. Na corrida ao título estiveram Grupo Desportivo “Os Minhocas”, das Flores; Grupo Desportivo da Casa do Povo de São Sebastião, da Terceira; e Grupo Desportivo da Casa do Povo do Livramento, de São Miguel, que arrecadou a Taça. O Treinador do Grupo Desportivo “Os Minhocas”, Tiago Fernandes, faz o ponto da situação.

“O Regional de Inter-Clubes decorreu bem. Tínhamos acompanhado, através de vídeos, alguns jogos das outras equipas, que são boas. Sempre falámos em ganhar e a verdade é que vencemos a formação de São Sebastião e com o Livramento a diferença foi mínima. Falta-nos competitividade e nesse sentido a nossa opção tem sido jogar contra os Iniciados. Mas mesmo sem a competitividade que Terceira e São Miguel têm, a diferença entre as equipas não ficou demonstrada nos resultados. Alias, o treinador do Livramento disse-me que desde há dois/três anos que nós somos a equipa que lhes causa mais problemas. Jogámos com cinco atletas que vieram dos Iniciados e cinco Juvenis. Além da competitividade, também nos falta jogadores!




Posso dizer que estou bastante satisfeito com a prestação da equipa, mas notei que alguns jogadores estavam tristes e outros choraram atendendo a que perdemos por uma margem pequena.  No entanto, já conversei com eles e fiz-lhes ver que trabalharam bem e que deram o seu melhor. Sei que queriam muito ganhar, pois gostam de jogar, mas também de ganhar! Além do mais, passámos os últimos dois meses só a treinar para este Regional, mas o jogo é assim e nem sempre os resultados são na medida do esforço. Contudo, sabemos que trabalhámos e haverá outras oportunidades para brilharmos”.




Fotografias cedidas pelos Treinadores e Reinaldo Duarte

 

Campeonato Regional Inter-Clubes - Juvenis - Futsal - Pavilhão Municipal de Santa Cruz das Flores - Resultados:

 

- Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 - 19h00

GDCP Vila São Sebastião: 6 - GD Os Minhocas: 7

 

- Sábado, 19 de Junho de 2021 - 10h30

GD Casa Povo Livramento: 17 - GDCP Vila São Sebastião: 6

 

- Domingo, 20 de Junho de 2021 - 10h30

GD “Os Minhocas”: 8 -  GD Casa Povo Livramento: 9

 


Cristina Silveira