Responsabilidade, trabalho e dedicação. É aqui que reside o segredo para o sucesso, segundo Miguel Cordeiro, o mais recente reforço do plantel Sénior de Futsal do Clube de Futebol “Os Belenenses” para a temporada de 2021/2022. 

Natural da Madalena do Pico, onde nasceu há 19 anos, Miguel sempre jogou Futebol e Futsal como guarda-redes, à excepção de uma época em que foi avançado e defesa central. Aos seis anos de idade estreou-se no Futebol Clube da Madalena (onde jogou Futebol), tendo depois, no Futsal, defendido as cores do Clube Boavista de São Mateus (três temporadas), do Clube Desportivo de São João (uma época), novamente do Boavista (duas temporadas), tendo terminado o percurso nos Açores em 2020/2021 ao serviço do Grupo Desportivo da Piedade.

Em declarações ao Departamento de Comunicação e Marketing da Associação de Futebol da Horta (AFH), o jovem picoense afirmou que gostava de continuar o seu percurso desportivo, tendo como prioridade concluir a Licenciatura em Gestão, encontrando-se no segundo ano da mesma. A seguir, pondera fazer Mestrado sempre na mesma área, e ingressar no mercado de trabalho no Continente, o que permite continuar perto dos “grandes” do Futebol português. Para já, o desafio é conciliar o Futsal e os estudos o que é possível com “muita organização e vontade”.

Os treinos acontecem todos os dias, com descanso à sexta e ao domingo. Tratando-se de “competição a sério”, o guarda-redes confessa que “a primeira semana – os trabalhos arrancaram no início deste mês – foi dolorosa”, mas agora já entrou no ritmo. “É uma realidade diferente daquela a que estava habituado, pois o nível de competitividade é elevado. O plantel está focado no mesmo objectivo, atendendo ao grau de esforço que todos fazem”.

Aqui, Miguel já encontrou amigos e o açoriano – como é tratado por alguns – aproveita as folgas para descontrair, pois “o psicológico é que manda, mesmo que o físico esteja muito bem”.




“Sempre gostei do Belenenses”

 

Na base desta contratação está a experiência que Miguel Cordeiro fez quando tinha 14/15 anos pelo facto de o pai – Sérgio Cordeiro – ter alguns conhecimentos no Belenenses; e os treinos realizados no final da época passada. E se o Clube da freguesia de Santa Maria de Belém estiver interessado em renovar o contrato, Miguel Cordeiro volta a assinar “com todo o gosto”, notando: “Embora todos gostemos de jogar em equipas como o Benfica ou o Sporting, a verdade é que não me importava nada de ficar no Belenenses, um Clube de que sempre gostei mesmo no passado, detentor de um vasto palmarés recheado de conquistas, fundado em 1919”.

Olhando para trás, o Clube que mais marcou este picoense foi o Boavista de São Mateus e a subida à 2ª Divisão dos Açores (Futsal), “um salto importante” no percurso desta colectividade. E Miguel considera que também deu o seu contributo atendendo a que “o guarda-redes é o mais responsável na equipa, recaindo sobre ele a função de impedir golos”.

 

“Para mim, [o Desporto] é mais como um trabalho ou um compromisso”

 

Relativamente à posição em campo, este atleta refere que “sempre” gostou de ser guarda-redes, procurando em todas as situações dar o seu melhor. Em termos desportivos foi “importante” poder crescer a ver o exemplo do pai – que foi Jogador e actualmente é Treinador – e contar com o incentivo da família. 

Instado a pronunciar-se sobre o futuro do Futebol e do Futsal no universo da Associação de Futebol da Horta (ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo) e até mesmo a nível Açores, Miguel Cordeiro entende que “tem havido menos atletas”. E acrescenta: “É mais fácil ficar a jogar no computador e no telemóvel do que trabalhar. Há pessoas que não gostam de ter responsabilidades. Isso também depende dos objectivos de cada um. Há quem veja o Desporto como um passatempo. Para mim, é mais como um trabalho ou um compromisso. Sempre gostei de levar as coisas a sério e até ao fim”.



 

Fotografias cedidas por: Miguel Cordeiro


Mesmo que a carreira profissional venha a ocupar a maior parte do seu tempo, Miguel garante que vai fazer por se manter “sempre ligado ao Desporto” e as opções passam por poder vir a ser Treinador ou Director, até porque, sustenta, gosta de inter-agir e de trabalhar com os mais novos. E talvez o contributo no Dirigismo possa ser dado ao Clube da sua Terra: o Madalena.

 

“O importante é que sejam responsáveis, dedicados e acreditem em si”

 

Àqueles que possam ver neste picoense e açoriano um exemplo, fica a mensagem do novo reforço do Belenenses: “O importante é que sejam responsáveis, dedicados e acreditem em si. Quanto mais cedo forem iniciadas as bases, mais fácil será o percurso. Todos os que saem do Pico (como é igualmente o caso da Daniela) e dos Açores vingando no Continente ou noutro local acabam por mostrar que também temos qualidade”.

Além dos pais, que naturalmente se sentem orgulhosos pelo facto de o filho ter dado este salto evolutivo, foram muitos os que, dentro e fora dos Clubes que Miguel Cordeiro representou, lhe deram os parabéns por esta contratação. A Associação de Futebol da Horta associa-se, desejando que a vida profissional e desportiva seja promissora. 

           


Cristina Silveira