A boa relação existente entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol da Horta (AFH) é uma realidade antiga, que foi amplamente reforçada e sublinhada na Gala AFHorta - 89º Aniversário, decorrida este sábado, dia 02, na ilha do Pico, tendo como palco o Auditório Municipal da Madalena.

Fernando Gomes, Presidente da FPF há 8 anos, foi uma das figuras de proa desta Gala evocativa dos 89 Anos de existência da AFH, onde desfilaram velhas e novas glórias do Futebol e do Futsal, que mereceram o reconhecimento público pelo seu trabalho, expressos em Troféus que, sendo simbólicos foram carregados de genuíno reconhecimento.   

Na sua intervenção, Fernando Gomes – também ele galardoado com o Prémio AF Honra – começou por dirigir um cumprimento especial ao Presidente da Direcção da AFH, Eduardo Pereira, extensivo a todos os que integram os Órgãos Sociais deste organismo desportivo, saudando os membros da FPF ali presentes, nomeadamente o colega Rui Manhoso, representantes das Associações de Futebol do país e, também, os Clubes, Jogadores, Árbitros, Treinadores, Dirigentes e outros agentes desportivos.

“Gostaria de sublinhar, com grande amizade e gratidão pessoais, a forma calorosa como sou sempre recebido nos Açores, mas de uma forma particular na AFH”, assinalou o Presidente da FPF, salientando: “Tendo aqui estado ao longo dos últimos anos por diversas vezes e posso dizer, num sincero agradecimento, que me sinto verdadeiramente em casa. Muito obrigado, caro Eduardo Pereira!”

O líder da Federação Portuguesa de Futebol, dedicou a sua homenagem “a todos os que, no Faial e nos Açores, trabalham diariamente longe dos holofotes e até por força da condição insular afastados dos grandes palcos do futebol nacional e internacional, não regateando esforços em prol do futebol português”. E enfatizou: “Sabemos bem o valor da vossa dedicação, exigência e esforço na construção de um futebol melhor e mais generalizado. Conhecemos globalmente bem o vosso trabalho e os frutos da vossa sementeira. Sabemos o que a AFH representa, desde os escalões mais baixos até aos seniores, nas diversas vertentes do Futebol, no Masculino e no Feminino, a âncora na qual centenas de futebolistas e demais agentes desportivos se seguram na construção das suas carreiras desportivas. Sabemos bem que trabalham, o mais das vezes, por puro altruísmo, sacrificando os vossos tempos livres, a vossa vida familiar e pessoal”.

Este alto Dirigente do Futebol nacional e regional, afirmou ser este o momento “justo e apropriado” para lembrar a recente abertura das emissões do Canal 11 da FPF, o que aconteceu em Agosto último. E prosseguiu: “Contamos que alguns de vocês tenham visto a história do açoriano Laurindo, um miúdo da Terceira, que, com o seu ídolo Ronaldo, saiu da ilha para ir jogar no Sporting Club de Portugal. Se sabemos que ele e a sua família já estão a sacrificar-se, também sabemos que aquilo que o Laurindo vier a alcançar na sua precoce carreira desportiva, se deverá, igualmente, ao trabalho de todos os jogadores, clubes, treinadores e dirigentes da Associação, que o ajudaram a começar a desenvolver este caminho. Embora desconhecendo se a sua carreira vai ou não ser brilhante e o seu percurso muito ou pouco profissional, sabemos que qualquer que seja o epílogo desta história, ela também contou com o apoio de dezenas e dezenas de agentes desportivos que, na sombra, tudo fazem para ajudar milhares de jogadores a cumprirem os seus sonhos. Recordo, em jeito de conclusão, que o capitão da Selecção Nacional, Cristiano Ronaldo, nasceu numa ilha [Madeira] e que o Pedro Pauleta, o segundo melhor marcador de sempre de Portugal e actual director da FPF, só saiu dos Açores para jogar no Continente aos 22 anos de idade. Por tudo isto, pela festa de hoje, pela calorosa recepção que sempre recebo na Horta, envio-vos um sentido e emocionado obrigado”.

 

“A nossa equipa são todos vocês, os que fazem o futebol diariamente”

 

Fernando Gomes não quis terminar a sua intervenção sem responder “ao generoso” apelo que “o amigo” e Presidente da AFH acabara de fazer em nome das Associações Distritais e Regionais de Futebol do país (que se reuniram na Horta, em Plenário, no dia 01 do corrente) no sentido de levar o Presidente da FPF a recandidatar-se a um terceiro mandato.

“Sem falsas modéstias, diria que uma homenagem pessoal, como considero ser este apelo, tem sempre um lado justo e um injusto. Se agradeço o reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos anos em prol do futebol português e de Portugal, não poderia deixar de, nestas breves palavras, fazer a admissão honesta de que esta é, acima de tudo, uma homenagem colectiva a todos os que na minha equipa – os nossos Colaboradores, os nossos Sócios – têm contribuído para os sucessos do futebol português. Acredito, igualmente, que todo o nosso trabalho tem sido levado a cabo em conjunto com vós, Sócios da FPF, desde o treinador que acorda ao domingo de manhã para treinar rapazes e raparigas; passando pelo dirigente amador que em vez de ir passear ao sábado, com os filhos, vai ser avaliado num jogo; pelos árbitros de diferentes escalões e, também, o jogador profissional, que sacrificou toda a sua juventude para poder representar o país ao mais alto nível.

Na Cidade do Futebol, nunca olhamos para os órgãos sociais como a nossa equipa. A nossa equipa são todos vocês, os que fazem o futebol diariamente. Sim, é verdade que a FPF, com as mais diversas 25 selecções nacionais de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, trabalha como uma equipa e com os valores de uma equipa. Sinto orgulho em representar um país, assim como a capacidade de sacrificar o individual em prol do colectivo, a vontade de darmos o nosso melhor e muito amor à camisola. Acreditamos, igualmente, que os resultados alcançados nunca são, em qualquer circunstância, o final de um caminho mas, sim, um ponto de partida para renovarmos a nossa vontade de sermos ainda mais competentes, mais exigentes e mais ambiciosos.



Tino Lima, distinguido com o Troféu de Sócio de Mérito AFH; Fernando Gomes, Presidente da FPF; e Francisco José, que também foi galardoado com o Troféu de Sócio de Mérito AFH


Se considero que ainda não chegou a hora de fazer o balanço ao trabalho realizado nem de tomar uma decisão final em relação ao futuro, não posso deixar de agradecer a manifestação de confiança que generosamente expressaram e que tanto me sensibiliza.  A lista do que temos para fazer até ao final deste mandato é longa e é nisso que temos de estar focados. Também é verdade que 2020 será o último ano deste mandato mas ainda não comecei a reflexão necessária sobre uma recandidatura. Sei que o tempo de o fazer está a chegar e admito que sujeitar-me a uma nova eleição será, com certeza, uma possibilidade. Diria, por outro lado, que não apenas agradeço o desafio aqui lançado como afirmo que, na altura apropriada, quer este apoio da AFH e das Associações aqui representadas, quer o apoio que os diversos Sócios federativos sempre demonstraram pela actual equipa federativa, ao longo de muitos anos e nas mais variadas ocasiões, será, porventura, decisiva do caminho que decidir escolher. O vosso apoio não me é indiferente! E mesmo que o entenda como uma manifestação de apreço de um trabalho, que, como já referi, foi feito por todos nós, em conjunto, ao longo dos últimos 8 anos, considero que soubemos estar à altura das responsabilidades que nos foram confiadas pelos verdadeiros donos da Federação, que são as Associações Distritais, os Jogadores, os Treinadores, os Árbitros, os demais Sócios Classe e os Clubes. Considero, igualmente que, na altura certa, teremos de prestar contas relativamente ao caminho que trilhámos e afirmar, sem subterfúgios, a nossa vontade, se for caso disso, o nosso projecto futuro.

Afianço-lhe, caro Eduardo Pereira, estimado Presidente, que a vontade que hoje me confiou será ponderada com sentido de gratidão e responsabilidade que acredito ter. Garanto que avançarei com a recandidatura à liderança da FPF se acreditar que essa é a vontade inequívoca dos nossos Sócios”.

Mesmo a terminar, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol pediu um “grande aplauso” e um “viva muito grande” à celebração dos 89 Anos da Associação de Futebol da Horta, embrulhados numa palavra de estímulo e congratulação a todos aqueles que foram galardoados, para que “continuem, decididamente, a contribuir para o crescimento e engrandecimento da AFH”.


Fotografias de: José Feliciano


Antes de se despedir, Fernando Gomes chamou ao palco Eduardo Pereira a fim de lhe entregar uma “pequenina prendinha” destinada a assinalar os 89 Anos da AFH, data que ocorreu no dia 21 de Outubro transacto.

Coube ao líder da FPF entregar os Troféus aos Sócios de Mérito da Associação aniversariante, nomeadamente, Albertino Augusto Mendonça Lima, vulgarmente conhecido como Tino Lima; e a Francisco José Santos Goulart, donos de um honroso e glorioso palmarés desportivo e futebolístico.

Na ocasião, Tino Lima fez questão de oferecer à Associação de Futebol da Horta a bola com que, em Abril de 1976, ele e o colega Francisco José disputaram o jogo inaugural do Estádio de Ponta Delgada, representando a AFH. De realçar que Tino Lima foi o autor do golo (o primeiro que foi marcado no estádio de São Miguel) que deu a vitória à AFH na partida realizada entre as Selecções da AFH e da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

 

Digitalização do quadro oferecido por Tino Lima à AFH

 

Trata-se, pois, de uma bola histórica e com história, que já completou 43 anos e que figura agora na galeria de Lembranças, Prémios e Troféus recebidos pela AFH. Além da bola, Tino Lima também entregou a Eduardo Pereira um quadro com fotografias evocativas desse jogo inaugural do Estádio de Ponta Delgada, bem como o recorte do jornal “Correio da Horta” do recuado ano de 1976, que atesta esse feito.

 

 

Cristina Silveira