Há 90 Anos – 21 de Outubro de 1930 – nascia a Associação de Futebol da Horta (AFH) um organismo com a missão de “(…) dirigir, regulamentar e difundir a prática do Foot Ball (…) na área da sua jurisdição, zelando pelo bom nome deste desporto, facilitando as relações entre clubes e harmonizando os interesses associativos com os dos clubes federados”, pode ler-se na Acta número um.

Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH, refere que “numa altura em que o mundo vive e sofre os efeitos desta pandemia, muitos poderão pensar que este não seria o momento adequado para comemorações”. “Contudo – enfatiza – atendendo à suprema importância desta data tão emblemática, entendemos que a mesma não poderia passar despercebida”. Porém, e de acordo com o que foi superiormente estabelecido, a organização do programa festivo teve em conta todas as recomendações emanadas pela Autoridade de Saúde, por forma a minimizar o risco de contágio.

O 90º Aniversário da AFHorta será assinalado ao longo de um ano (de Outubro de 2020 a Outubro de 2021), com diversas acções, de que se destaca o lançamento de alguns livros, entre os quais um que pretende retratar o percurso desta Associação. O programa comemorativo arranca este sábado, dia 24, com um Almoço no Restaurante “Barão Palace”, seguido da Gala AFHorta - 90º Aniversário, no Teatro Faialense, durante a qual serão distinguidos Jogadores, Treinadores, Árbitros, Clubes, Entidades, Personalidades e outros Agentes Desportivos das quatro ilhas de abrangência da AFH: Faial, Pico, Flores e Corvo.



Recorde-se que esta será a segunda vez que a Gala vai acontecer – em 2019 foi na ilha do Pico e pretende-se que seja rotativa – mas no quadro vigente a mesma será realizada em moldes mais reduzidos, com menor número de convidados e de galardoados até, porque, a época desportiva anterior não chegou ao fim, o que faz com que haja menos campeões. “A Gala, e neste caso muito concreto a que acontece agora por ocasião dos 90 Anos, é um evento por excelência para homenagearmos todos quantos trabalharam em prol desta Associação, designadamente, Dirigentes, Clubes, Jogadores, Treinadores, Árbitros e demais Agentes Desportivos. Quero aproveitar para enaltecer o contributo enorme dado por todas essas figuras do passado, as quais tiveram a visão, a coragem e a persistência para lutar no sentido de que este organismo fosse uma realidade, desempenhando a sua função ao longo de tantas décadas. Mas quero igualmente dirigir uma palavra de grande apreço a todos os que trabalham comigo e acrescento aos que acima referi, os elementos dos diferentes elencos directivos bem como os colaboradores directos, que têm um papel determinante na realização do trabalho de conjunto que a AFH leva a cabo de forma diária, repartido por quatro ilhas. Entendo que, mais do que nunca, é fundamental perspectivar o futuro e ter esperança. Por isso, apelo a todos os que dão corpo à grande família que compõe a Associação de Futebol da Horta para que continuemos a remar para o mesmo lado com o intuito de elevarmos o bom nome deste organismo, visando um melhor Futebol e Futsal para os nossos atletas, começando pela formação, garante de que vai haver futuro. A grande homenagem que a AFH quer fazer é a todos os que, com o seu labor, ajudaram a construir esta belíssima história com 90 Anos de feitos e conquistas, o que nos motiva a, orgulhosamente, perpetuarmos esse legado, enriquecendo o mesmo”.

Desde 1997 que Eduardo Humberto Silveira Pereira integra os Órgãos Sociais da AFH, tendo desempenhado diversas funções ao longo destes 23 anos de esforço abnegado em prol da melhoria das condições da prática destas modalidades e sua consequente evolução. Em 2009, quando era Vice-Presidente, foi chamado a substituir o Presidente de então, Faria de Castro, que faleceu subitamente. Há 12 anos que este feteirense aceitou ser o “árbitro” da Associação de Futebol da Horta, tendo já manifestado intenção de se recandidatar no próximo acto eleitoral, que acontecerá em Abril de 2021, reeleição que possibilitará a concretização de alguns projectos que poderão mudar por completo a face e a visibilidade da Associação de Futebol da Horta.

 

 

               Cristina Silveira