Emanuel Melo, Jorge Amaro (ambos a trabalhar no Pico) e Paulo Silva (no Faial) foram os três Treinadores que a Associação de Futebol da Horta (AFH) indicou para fazerem a Formação de Formadores de Futebol, tendo em consideração as actuais exigências.  

Este Seminário de Formação de Formadores 2020 decorreu de 27 de Outubro a 06 deste mês, num total de 15 horas, sendo atribuídos 3 créditos para a validação do Título Profissional de Treinador de Desporto - Futebol.

Cada formando esteve de forma presencial nas instalações da Associação que o propôs, de modo a integrar o grupo de trabalho – dirigido pelo Director Técnico Associativo (DTA) de cada Associação – composto pelos restantes treinadores indicados pelas respectivas associações.

Formação de treinadores, o treino e o jogo e o funcionamento das três componentes presentes nos cursos de treinadores do modelo estatal, foram áreas temáticas abordadas neste Seminário, realizado num modelo de streaming inter-activo de modo síncrono.

Após o Seminário, composto por cinco Sessões, estes Treinadores – todos com uma longa carreira no Faial e no Pico – encontram-se certificados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como Formadores de Treinadores de Futebol, estando aptos a ministrar Cursos nesta área.

Directores Técnicos e treinadores participantes partilharam a sua experiência

A sessão de abertura deste Seminário de Formação de Formadores 2020 esteve a cargo do professor Pedro Dias, Director da FPF.

O professor Arnaldo Cunha, Organizador e Coordenador desta acção – num trabalho conjunto com Pedro Dias – abordou o tema: “Formação de Treinadores da FPF – Do institucional ao operacional, através dos formadores”.

“O Futebol e as determinações do Desenvolvimento Infantil 6-10 anos”, foi o assunto trazido por Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH).

Na segunda sessão, João Ferreira, Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, falou das “Novas tendências da arbitragem e das leis de jogo”, enquanto que o Professor Carlos Neto se debruçou sobre “O Futebol e as determinações do Desenvolvimento Infantil 10-13 anos”.

“Metodologia do Treino do Futebol e Técnico-Táctica - novas abordagens aos cursos”, foi a temática que preencheu a terceira sessão, ministrada pelos Formadores da FPF, professores Rui Mâncio Caires e Victor Maçãs.

Na quarta Sessão, o professor António Natal Rebelo, Formador da FPF, abordou “As Capacidades Motoras – Conceitos e treino” ao passo que o professor Pedro Almeida, Formador da FPF, falou das “Tutorias: persuasão e influência”.

A concluir os trabalhos – quinta Sessão – o professor Pedro Almeida versou o tema “Tutoria: Comunicação com diferentes Formandos” e a seguir houve um momento (inovador) em que os Directores Técnicos de cada uma das Associações bem como os treinadores participantes (formandos) puderam falar da sua experiência numa reflexão partilhada. O professor Arnaldo Cunha também deixou o seu contributo neste painel.

Tal como aconteceu na abertura, o encerramento foi igualmente da responsabilidade de Pedro Dias, Director da FPF.

A propósito desta inovação – partilha de experiências – Mário Pereira, Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, manifestou a sua “satisfação” por esta “nova particularidade tendo em conta as dificuldades actuais”, o que, na sua opinião, “vem enriquecer” estes momentos formativos. 

“Um dos principais objectivos mas acima de tudo uma imperiosa necessidade”

Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH, explica que esta Formação de Formadores de Futebol “é uma exigência” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), atendendo às normas da Convenção da UEFA, nomeadamente a obrigatoriedade da realização de um mínimo de 15 horas de formação. E enfatiza: “Da parte da Associação de Futebol da Horta é uma enorme honra saber que mantém a colaboração do professor Emanuel Melo e do treinador Paulo Silva e ainda poder passar a contar com a colaboração do professor Jorge Amaro. Atendendo ao facto de possuir o nível III, ao tempo acumulado nas funções e já ter sido Director Técnico Associativo, foi dada ao treinador Paulo Silva a equiparação necessária para poder fazer esta Formação, o que vem aumentar e enriquecer o quadro de técnicos certificados da nossa Associação”.

Ainda relativamente à Formação de Formadores de Futebol, Eduardo Pereira realça: “Além de constituir um dos nossos principais objectivos para esta época no sentido de conseguirmos ministrar o mais breve possível os Cursos de Nível I e II de Futebol, é, acima de tudo, uma grande necessidade dos Clubes da AFH, que poderão, assim, melhorar as componentes formativa, competitiva e qualitativa. Estas acções afiguram-se como cruciais no caminho que temos vindo a trilhar e que passa por termos melhor Futebol, mais certificado e qualificado. Só assim é que poderemos evoluir. Como tal, aguardamos com expectativa que a Federação Portuguesa de Futebol possa pôr em marcha o mesmo modelo formativo no que diz respeito ao Futsal”.

 

Cristina Silveira